Economista da UNIFAL-MG destaca motivos do aumento de preços dos combustíveis em 2021 e indica vantagens de consumo de gasolina ou álcool

O economista e professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, Fernando Batista Pereira, explicou, no jornal EPTV 1° edição do dia 20/02, as razões do aumento no preço dos combustíveis em 2021. Entre elas, figuram a elevação do preço do barril de petróleo no mercado externo e a desvalorização do real.

“O petróleo é uma commodity, o seu preço é fixado lá fora. Então, embora o Brasil seja um grande produtor de petróleo, o governo determinou que a fixação de preços deveria seguir, de alguma forma, os preços internacionais”, explicou. Para ele, inclusive, as expectativas para os próximos meses não são boas. “Pode haver novos aumentos no barril do petróleo em dólar, embora não sejam muito expressivos. Então, a ideia é que a gente prepare o bolso, porque, possivelmente, novos aumentos ocorrerão para fazer essa equiparação”, salientou.

Na reportagem, o docente também destacou que as vantagens de abastecimento de carros flex com álcool ou gasolina são variáveis. “Se o preço do álcool estiver até 70% do preço da gasolina, vale a pena consumir o álcool. Se estiver acima desse patamar, vale a pena consumir a gasolina”, disse.

A fim de fugir de novos aumentos, de acordo com as expectativas de mercado e de analistas, o professor Fernando Pereira finalizou a sua participação falando sobre o abastecimento completo do carro neste momento.

Confira a reportagem completa abaixo:

Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/9286143/