Economista da UNIFAL-MG comenta a volta do auxílio emergencial e impactos na economia

Com o prosseguimento do cenário pandêmico em 2021, devido à Covid-19, o auxílio emergencial deve voltar ao bolso de muitos brasileiros para mais algumas parcelas. Para comentar os impactos econômicos do auxílio,  o Jornal Cidade, da TV Princesa, no dia 19/02, convidou o professor de economia Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Conforme explica Fernando Pereira, o auxilio emergencial tem, além do papel social, uma relevância econômico, pois incentiva o consumo e contribui para as empresas manterem um bom nível de empregos e renda: “Ele é importante para fomentar a própria economia que não está conseguindo andar por si só”. O governo também sai ganhando com esse auxílio, enfatiza o professor, pois assim ele consegue ter arrecadação. “O ideal […] seria esse auxílio de R$ 600, mas o auxilio de R$ 300m, definitivamente, é muito melhor do que o não auxílio”, destaca. Ele ainda recomenda a pesquisa de pesquisa de preços para otimizar, ao máximo, os recursos do auxílio emergencial.

Confira a reportagem completa:

Disponível em https://youtu.be/PuE6D2SpKbI