“Caminhar e Construir: ciências humanas e sociais aplicadas” – Márcio Vitiello

Autor de livros didáticos há mais de 20 anos, o professor do Instituto de Ciências da Natureza, Márcio Abondanza Vitiello, conseguiu a aprovação da sua mais recente publicação, “Caminhar e Construir: ciências humanas e sociais aplicadas”, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021. A obra, selecionada junto com outras 15 na área de Ciências Humanas, foi submetida à escolha dos professores de mais de 20 mil escolas públicas e será distribuída para aproximadamente 6,3 milhões de estudantes que cursam o Ensino Médio em todo Brasil.

Publicado pela Editora Saraiva, o livro foi escrito em conjunto com o professor Gianpaolo Dorigo e tem o projeto editorial da comunicóloga Ebe Spadaccini. Com 250 páginas, “Caminhar e construir” é composto por seis Projetos Integradores, envolvendo temas que se relacionam com Protagonismo Juvenil, Mediação de Conflitos, Mídia Educação e STEAM – sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Segundo o Prof. Márcio, o livro nasceu a partir de dois parâmetros legais recentemente instituídos pelas políticas educacionais brasileiras: o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Ao longo dos seis projetos propostos, exploramos diversos temas transversais contemporâneos que guiam o estudante para propor a solução de problemas e permitir seu protagonismo no processo de aprendizagem. A obra dá especial ênfase a temas como a educação ambiental e o consumo responsável; os direitos humanos, da criança, do adolescente e do idoso; as relações étnico-raciais e o respeito à sociodiversidade, entre outros. Durante o desenvolvimento dos Projetos Integradores, nos preocupamos também com os mecanismos que o conduzem ao mundo e ao pensamento digital”, afirmou o autor.

De acordo com ele, no projeto de Mídia Educação, em que aborda a socialização da era digital com enfoque na Amazônia, o combate as fakenews foi feito por meio de metodologias de pesquisa que valorizam o pensamento científico. “Apesar de parecer óbvio, no mundo atual é um grande desafio. Pela minha experiência nas avaliações do PNLD, corríamos um sério risco, mas mantivemos nossas convicções e fomos aprovados com destaque, como se pode verificar na própria avaliação final do Ministério da Educação, comunicada em outubro de 2020”, revelou.

Um dos trechos do relatório final apresentado pela comissão avaliadora do MEC diz que no livro “o processo de aprendizagem ocorre mediante temas que se desdobram em diversos objetos de conhecimento cujo tratamento analítico ocorre sob a perspectiva da interdisciplinaridade e da multidisciplinariedade. Os projetos apresentam uma estrutura que parte de uma reflexão inicial sobre o tema e relaciona com os conhecimentos prévios (avaliação diagnóstica), amplia o estudo ancorando em conhecimentos e métodos científicos (teorias, conceitos, pesquisas em sites de internet, estudos estatísticos, trabalho de campo, entre outros), possibilita identificar as dificuldades específicas na assimilação de conhecimentos do estudante, promove o desenvolvimento da capacidade de argumentação, de sistematização de dados e informações, de fazer inferências e uso do pensamento computacional e estabelecer relações com a vida cotidiana”.

O Prof. Márcio ressaltou ainda a importância dos docentes na produção e escrita de livros e materiais didáticos. “Os educadores e em especial as Universidades não devem se omitir desse debate. […] Quando nos excluímos da escrita desses materiais deixamos para outros agentes essa importante esfera político-pedagógica”. E completou: “aceitar o convite em redigir essa obra, portanto, teve um duplo desafio: dialogar com as transformações do Ensino Médio e enfrentar a polarização ideológica e a ação de movimentos negacionistas existentes no Brasil e no mundo. Acredito que a aprovação de Caminhar e Construir reflete seu título: há muito por caminhar e mais ainda por construir, seguimos com força e coragem!”.

“Caminhar e Construir: ciências humanas e sociais aplicadas” está disponível para download gratuito neste link!