Epidemiologista da UNIFAL-MG analisa efeitos do feriado de Carnaval em relação aos números da Covid-19 na região

Em participações consecutivas no jornal da EPTV 1ª Edição e Bom Dia Cidade, nos dias 25 e 26/02, respectivamente, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, teceu comentários sobre o impacto do Carnaval para o sul de Minas. Segundo o docente, o número de casos de Covid-19 duplicou em comparação à semana anterior: a região atingiu a marca de 864 novos casos em apenas 24 horas.

“Infelizmente, esse impacto é a conta que chegou das nossas atitudes; por mais que se fale, a gente, acho, não aprendeu. O vírus parece ser mais inteligente”, disse. Conforme o professor Sinézio Inácio, a cada 1.000 casos de Covid-19, 70 pessoas, em média, são internadas. Deste número, cerca de 30% perdem a vida para o vírus. “Pior do que viver essa oscilação [de casos de Covid-19], a gente vai acabar dando sopa para que esse vírus aprenda a ficar resistente àqueles que têm anticorpos contra as primeiras variantes”, destacou.

Ainda segundo o professor, a tendência para os próximos dias é de uma nova escalada de casos, fazendo com que a situação se torne crítica no estado como um todo. “Nós estamos ensinando o vírus a nos derrotar! E como é isso? É a gente facilitando o contágio. Com o contágio crescendo, o vírus vai se adaptando às nossas defesas e vai desafiando as nossas medidas de prevenção”, completou.

Na oportunidade, o professor Sinézio Inácio pediu mais solidariedade por parte das pessoas e salientou que casos graves só vão cair drasticamente quando a vacina avançar, o que deve acontecer no meio do ano.

Confira as reportagens completas abaixo:
EPTV 1ª Edição – Dia 25/02

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9300395/

Bom dia Cidade – dia 26/02

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9303008/

No sábado, dia 27/02, o Jornal da EPTV 2ª Edição repetiu trechos do dia 25/02: https://globoplay.globo.com/v/9307517/