Com público estimado de mais de 10 mil participantes, 9° CBEU começa na segunda-feira, dia 8; o evento, considerado o maior encontro de extensão do país, terá quatro dias de programação

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) promovem a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de março, o 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), com o tema Redes para promover e defender os direitos Humanos. São esperados mais de 10 mil congressistas de todo o país, que vão acompanhar as atividades da programação virtual até quinta-feira, dia 11 de março. As inscrições de ouvintes ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o último dia.

As redes de conversa, uma das principais atividades, mobilizam extensionistas de instituições de ensino de todo o país. Serão apresentados mais de 3,5 mil trabalhos na quarta e quinta-feira, dias 10 e 11 de março, a partir das 9h. As apresentações de trabalhos, que vão ocorrer pela plataforma Google Meet, serão distribuídas em 706 salas de webconferência, cujos links de acesso serão disponibilizados apenas a autores e inscritos no evento.

TITANE

Titane é cantora e compositora e tem parcerias com grandes artistas brasileiros como Elomar e Túlio Mourão

Virtual e gratuito

O congresso contará com programação gratuita e aberta ao público, o qual poderá acompanhar os eventos pelas plataformas virtuais. A abertura acontecerá na segunda, dia 8, às 19h, com transmissão, ao vivo. O evento terá a participação de representantes das universidades organizadoras e do Fórum de Pró-reitores de Extensão de Instituições Públicas Brasileiras de Educação Superior (Forproex). Também haverá conferência de Ailton Krenak e apresentação musical de Titane e Maurício Tizumba.

De terça (9) a quinta-feira (11), a partir das 9h, a programação segue com 20 mesas-redondas. Esses eventos, em horários distintos, vão debater temas atuais relacionados as diretrizes da extensão universitária, direitos humanos, pandemia de covid-19, divulgação científica, cultura, meio ambiente, mineração, tecnologias sociais, formação de professores, entre outros. As mesas serão transmitidas pelos canais do YouTube da UNIFAL-MG e da UFMG  e terão como convidados professores, pesquisadores e dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e representantes dos movimentos sociais e do campo de políticas públicas.

Espaço Paulo Freire, atividade concebida em parceria com o movimento estudantil das universidades, terá debates, ao vivo, na terça e quarta-feira, dias 9 e 10 de março, às 19h. Lideranças estudantis vão discutir a atuação do movimento em defesa da extensão universitária e da educação no país.

Além disso, o 9° CBEU contará com um espaço dedicado à Exposição de Produtos Extensionistas, em que serão exibidos, no site do evento, vídeos submetidos e produzidos pelos participantes das atividades de extensão.

 

Programação associada

Uma das marcas da 9° edição do CBEU tem sido a constituição de ações em rede. Por isso, o congresso também apresenta, entre as suas grandes novidades, programação associada ao 15° Festival de Verão UFMG. Durante os quatro dias, serão oferecidas 11 atrações culturais. Além do duo Titane e Tizumba, a agenda cultural contará com a Mostra de Coro Universitários, Teuda Bara, Grupo Sarandeiros, Madrigal Renascentista UNIFAL, entre outras apresentações.

No último dia, quinta-feira, dia 11, às 19h, o 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária contará com a conferência Direitos Humanos, atuação das Universidades na perspectiva do compromisso social por meio das políticas públicas e respeito à nossa casa comum, que será ministrada pelo teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff. O encerramento também será marcado pela abertura dos trabalhos do 47° Encontro Nacional do Forproex.   

Os links de acesso aos eventos e todas as informações sobre as atividades estão disponíveis no site oficial do 9° CBEU. 

O evento

O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é realizado a cada dois anos pelas universidades públicas do país. A primeira edição ocorreu em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O último encontro foi em 2018, em Natal, Rio Grande do Norte.

A 9ª edição é organizada pela UFMG e UNIFAL-MG em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país.

Inicialmente, a edição deste ano aconteceria presencialmente de 15 a 17 de julho de 2020, em Belo Horizonte, mas, em virtude do cenário de pandemia de Covid-19, foi adiada para 8 a 11 de março, em formato totalmente virtual.

Inscrição para monitores e mediadores

Até o dia 2 de março, estudantes de graduação e pós-graduação podem se inscrever como monitores do Cbeu. A atividade será certificada pela UNIFAL-MG. O formulário de inscrição está disponível no site oficial do Cbeu.

As vagas para mediadores das Rodas de Conversa estão disponíveis para servidores e discentes de pós-graduação. O prazo de inscrição é 4 de março. As mesas disponíveis, horários e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: cbeu-acolhimento@proex.ufmg.br.

 

Adaptado do release oficial do Cbeu elaborado pela Assessoria de Imprensa da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG.

 
Copy link
Powered by Social Snap