Em entrevista, docente da UNIFAL-MG destaca efeitos da Onda Roxa em Minas Gerais e reflexos do processo de vacinação aliado ao isolamento social

Nos dias 25 e 26/03, o jornal on-line Equipe Positiva, de Três Pontas/MG, deu ênfase ao boletim epidemiológico realizado pela UNIFAL-MG, cujos dados mostram que, até o fim da 11ª semana epidemiológica concluída no dia 20/3, o município sede do jornal ocupava a 5ª posição, entre as dez maiores populações sul mineira, em número de casos por habitante, com 5,1% de casos na população. No segundo dia de participação, o professor de epidemiologia Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, afirmou, em entrevista, que o Sul de Minas permanece com tendência de crescimento de casos confirmados, internações e mortes.

Para amenizar a situação atual da pandemia, o professor enfatizou a importância do isolamento social e das medidas preventivas, visto que a vacinação ainda avança lentamente. “Esta é uma grande dúvida, aliás, a maior e pior delas. Porque não acredito, infelizmente, que teremos grandes resultados. Devido ao grau de adesão, circulação de variantes mais preocupantes e ritmo da vacinação. Aí, o mais correto seria insistir na medida, mas a população está muito esgotada, há muita contradição de lideranças políticas e falta de exemplo. Desde as mais altas autoridades até o cidadão comum”, respondeu o Prof. Sinézio Inácio ao ser questionado se a onda roxa poderia ser estendida pelo Governo do Estado.

O docente acredita que, pelo ritmo da vacinação, em dois meses impactos positivos poderão ser percebidos e, entre o final de março e início de abril, já será possível observar a diminuição da mortalidade dos mais idosos.

Leia a publicação de 25/03:
https://www.equipepositiva.com/numeros-levantados-com-exclusividade-mostram-que-inicio-do-ano-foi-o-pior-momento-da-pandemia-inclusive-em-mortes/

Confira a entrevista completa do 26/03:
https://www.equipepositiva.com/entrevista-mesmo-com-onda-roxa-regiao-permanece-com-tendencia-de-crescimento-de-casos/