Em entrevista na EPTV, epidemiologista da UNIFAL-MG alerta para importância da testagem da população

Em participação ao vivo no jornal Bom Dia Cidade da EPTV Sul de Minas, na terça-feira (30), o professor de epidemiologia Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, alertou para a importância da testagem da população contra a Covid-19, bem como explicou quando ela deve ser feita.

Na entrevista, o professor destacou que a realização de testes deve partir do enquadramento ao protocolo de identificação de casos suspeitos, ou seja, se o paciente tem sintomas de síndrome gripal, como febre, tosse, dor de garganta, coriza e dor muscular. O epidemiologista ressalta que não é correto o paciente querer, por si mesmo, realizar o teste público contra o Covid-19.

Quanto à testagem da população, Sinézio Júnior aponta a importância da priorização da “qualidade” dos testes, e não a quantidade. Essa qualidade passa por identificar os casos, rastrear contatos das pessoas infectadas e promover o isolamento dessas pessoas. No entanto, conforme apontado pelo docente, as prefeituras têm dificuldades de praticar essa estratégia devido ao aumento de casos e, nessa situação, a “onda roxa” muito necessária.

Confira a entrevista completa:

Confira a reportagem completa em https://globoplay.globo.com/v/9393724/