Curso EndNote: estratégias de operacionalização aplicadas em pesquisa na área de saúde

O Grupo de Pesquisa “Atenção integral a saúde a mulher, criança, adolescente”, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e certificado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNIFAL-MG, conjuntamente com a Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica promoveu, no dia 31 de março de 2021, o curso “EndNote: estratégias de operacionalização aplicadas em pesquisa na área de saúde”.

O curso foi criado com base na importância  do uso de recursos e funcionalidades de um software de gerenciamento de referências, o EndNote. A plataforma é disponibiliza pela Web of Science, site reconhecido internacionalmente. Segundo o professor Denis da Silva Moreira, da Escola de Enfermagem e coordenador do curso, o conhecimento desses recursos é de extrema relevância para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa cada vez mais qualificados cientificamente.

“A elaboração de um projeto de pesquisa dentro de um rigor metodológico e sua posterior execução perpassa a construção de um referencial teórico e metodológico ancorado em referências bibliográficas atualizadas e indexadas em periódicos reconhecidos pela área de conhecimento em estudo”, ressaltou..

O curso foi ministrado pelas professoras Isabelle Cristinne Pinto Costa e Andreia Cristina Barbosa Costa, ambas da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, pela mestranda Munyra Rocha Silva Assunção, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG, pela plataforma Google meet. O público participante consistiu de docentes e discentes da UNIFAL-MG e de outras universidades.

Conforme a coordenação, o curso foi abalizado na expertise das palestrantes no manejo de um gerenciador de referências e em referências bibliográficas disponibilizadas pela Biblioteca – Centro de Informação e Referência da Universidade São Paulo – USP, tais como: EndNote basic: guia de uso, publicado em 2018; EndNote WEB; entre outros.

Para o Prof. Dr. Denis da Silva Moreira , a maneira didática, com abordagem teórico prática que o curso foi realizado contribuiu para uma apropriação de conhecimento ampliado e como mola propulsora para acadêmicos mais propositivos e socialmente engajados, com elaboração de projetos de pesquisa com um rigor científico cada vez mais qualificados e com resultados que possam contribuir para uma maior resolução dos problemas de saúde.