Economista da UNIFAL-MG fala do impacto do auxílio emergencial na economia em reportagem da TV Princesa

Na sexta-feira (9), o Jornal Cidade da TV Princesa, de Varginha/MG, exibiu uma reportagem sobre o auxílio emergencial que,  devido ao prosseguimento da pandemia da Covid-19, voltou a ser pago no mês de abril. O professor de economia Marçal Serafim Cândido, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da UNIFAL-MG analisou os impacto econômicos do auxílio.

Mesmo com a diminuição do valor, de acordo com o professor entrevistado, o auxílio ajuda a economia, mas ajuda, principalmente, as pessoas que estão precisando. Conforme explica Marçal Cândido, essa injeção de recursos na economia é muito bem-vinda neste momento de atividades econômicas restritas, visto que oferece condições mínimas para as pessoas sobreviverem até a chegada da vacina, o que tende a amenizar a pobreza, como observado em meio ao auxílio do ano passado.

Ainda na reportagem, o economista citou a atual situação crítica, no qual o orçamento federal foi aprovado mesmo com um déficit muito elevado. “Caso for, lá na frente, identificado a necessidade de uma outra rodada, eu creio que, dificilmente, o governo terá recurso para isso. Por isso é muito importante a vacinação andar logo agora, para economia conseguir reativar e não ser necessário nova rodada”, enfatiza o professor.

Finalizando, Marçal Cândido recomenda, neste momento pandêmico, planejar bem o uso do dinheiro do auxílio, com muita pesquisa de preços e foco naquilo que é essencial.

Confira a reportagem completa

A reportagem está disponível em https://youtu.be/bvFUGO2blYY