Jornal repercute pesquisa da UNIFAL-MG sobre emergência sanitária causada pela Covid-19; estudo destaca tendência de diminuição de casos e crescimento de internações e óbitos

Em matéria publicada na sexta-feira, dia 09/04, o jornal Estado de Minas Gerais destacou estudo da UNIFAL-MG cujos dados apontam para uma emergência sanitária jamais vista na história do estado. Segundo os índices observados, os óbitos por Covid-19 somam mais de 30% do que outras causas no sul de Minas.

Embora a região tenha apresentado tendência de diminuição da incidência de casos do novo coronavírus, as mortes e internações continuam a crescer, de acordo com explicação do professor de epidemiologia e orientador da pesquisa, Sinézio Inácio da Silva, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, ao jornal.

Baseados nos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), os dados evidenciam que a média móvel semanal de casos na região continua acima dos mil. “Isso projeta de 20 a 30 mortes em média por dia na região e em torno de 70 internações diárias. As internações só começarão a diminuir dentro de pelo menos 10 dias, e a mortalidade após mais duas semanas”, destaca o estudo.

Ainda conforme a pesquisa, a Onda Roxa no sul de Minas foi mais positiva nos municípios com 30.000 habitantes ou mais, que diminuíram em 74% o número de novos casos. Entretanto, em cidades pequenas, a melhora foi de 47% e 51%. O estudo também enaltece os avanços, mas ressalta, em meio a variantes mais transmissíveis, a necessidade de se manter a tendência de queda de novos casos.

Link matéria Estado de Minas:

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/04/09/interna_gerais,1255539/mortes-por-covid-19-somam-mais-de-30-que-outras-causas-no-sul-de-minas.shtml