:: Boletim Epidemiológico nº 20 – 03/05/2021 – Situação epidêmica da Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Nesta edição, o boletim aponta que a vacinação começa a fazer efeito em reduzir mortes entre os mais idosos, com 70 anos ou mais, ajudando a diminuir a mortalidade geral. Contudo, cresce a mortalidade entre mais jovens, principalmente na faixa de 30 a 39 anos.

Tendência de crescimento de novos casos: em Minas Gerais, em 03 de maio, apenas as regiões Centro-Sul e Triângulo Sul apresentavam tendência de crescimento em casos novos. Em internações nenhuma apresenta tendência de crescimento; e mortes apenas as regiões Jequitinhonha e Triângulo Sul apresentam tendência de alta.

Ritmo controlado, porém, estabilidade alta de incidência: as medidas de prevenção mais rigorosas parecem ter contido o ritmo descontrolado de casos, porém, estabilizamos a incidência em patamar muito alto. De março para abril houve um recuo de 3% no número mensal de casos, diminuindo também o crescimento de óbitos. Mas, um dado preocupante é que o mês de abril registrou uma proporção de internação entre os casos de 10%, superior à média de 7% dos meses anteriores. Assim, apesar de não ocorrer aumento no número de mortes, a pressão pela ocupação de leitos pode continuar e aumentar, mantendo o risco do colapso hospitalar.

Necessidade de diminuir o ritmo de novos casos: é urgente diminuir o ritmo de novos casos para se evitar a pressão sobre o sistema de saúde e diminuir o risco do surgimento de novas variantes de preocupação. O Sul de Minas registra tendência de estabilidade de novos casos, diminuição de internações e óbitos, refletindo a situação do estado. Dada a lentidão no ritmo da vacinação, o desafio de diminuir o surgimento de casos é mais urgente ainda e imediato diante da proximidade do Dia das Mães. Acesse na íntegra