Variante P1 é identificada oficialmente em Itajubá; docente da UNIFAL-MG explica a elevada transmissibilidade da cepa

A variante P1 da Covid-19, considerada altamente contagiosa, chegou oficialmente ao sul de Minas, no município de Itajubá, primeira cidade da região a confirmar a presença da mutação, a qual também pode estar em outros municípios. Para falar sobre esse assunto, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou ao vivo do jornal da EPTV 2ª Edição do dia 28/4.

Conforme explicou o docente, cidades como Pouso Alegre e Alfenas podem ter a variante P1 em circulação, pois registram, em comparação a Itajubá, uma pior curva epidêmica em termos de ritmo de casos novos e de proporção de casos na população, à semelhança de Manaus e Araraquara.

“Ela [a variante P1], por ser mais resistente ao sistema imunológico, tem mais tempo, quando entra no organismo, para encontrar as células. Ao ter contato com as células, ela tem capacidade de se ligar melhor e mais fortemente a essas células, fazendo que a infecção ocorra com uma carga viral maior”, salientou o docente. Segundo ele, esse processo facilita a maior replicação no organismo da pessoa, que, por sua vez, vai exteriorizar o vírus para o ambiente, em quantidades maiores, de modo que o contágio se torne mais transmissível do que anteriormente.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9472934/