Professora de economia comenta, na EPTV, dados do CAGED sobre a geração de empregos no sul de Minas durante a pandemia

Em participação ao vivo no jornal da EPTV 2ª Edição do dia 28/4, a professora Nildred Fernandes Martins, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG (ICSA), falou sobre a geração de empregos no sul de Minas durante a pandemia, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que apontam para a liderança de Extrema e Santa Rita do Sapucaí. Os dados CAGED também informam quais cidades mais fecharam postos de trabalho. Poços de Caldas, que fechou 898 postos, está na liderança.

O resultado positivo de Extrema, comentou a docente, se explica ao observar que a cidade abriga muitas empresas de comércio eletrônico, que são destaque nacionalmente: “Como as vendas on-line se expandiram muito durante a pandemia, essas empresas cresceram e aumentaram suas contratações, justificando esse aumento expressivo do número de vagas”. A proximidade com o Estado de São Paulo, fator logístico, elencou a professora, também pesa positivamente.

Com relação a Poços de Caldas, que fechou postos de trabalho, a professora Nildred Martins salientou que a cidade, por ser preponderantemente turística, foi muito impactada pela pandemia devido às medidas sanitárias de isolamento social.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9472995/