Em jornal, professor da UNIFAL-MG fala sobre impactos de reuniões familiares para o aumento de contágio por Covid-19; cuidados devem ser redobrados diante de nova variante, destaca o docente

No dia 19/05, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, conversou ao vivo com o jornal Mandunews, do site Terra do Mandu, a fim de comentar a situação da pandemia em Pouso Alegre e os impactos dos feriados, bem como das aglomerações familiares, em relação ao crescimento de contágios por Covid-19. Na participação, o professor destacou que, com a variante P1 em circulação, as medidas de prevenção devem ser redobradas para evitar o número de novos casos da doença.

Segundo o Prof. Sinézio Inácio, as reuniões em feriados prolongados provocam o não distanciamento social, quando as pessoas mantêm proximidade física para transmitir a doença, e o não isolamento social, quando o contagiado assintomático leva a doença a outras regiões. “Então, quando você reúne familiares de fora, que têm contato com outras pessoas, você começa a articular uma rede que pode ser chamada de uma nova cadeia de transmissão”, explicou o docente.

Embora a situação seja crítica, já que se registra uma média de 30 mortes de Covid-19, por dia, no sul de Minas Gerais, espera-se, no próximo boletim do projeto INDCOVID, lançar uma boa notícia: a tendência mais consistente de diminuição do número de mortes. “Por isso, não vamos morrer na praia. Vamos esperar mais um pouco, vamos aumentar a vacinação e vamos continuar com os cuidados para que as mortes evitáveis sejam evitadas”, finalizou o docente.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=8WSkIjyGcOg&ab_channel=TerradoMandu