UNIFAL-MG inicia aulas na segunda, 24 de maio, em formato remoto; confira informações sobre atividades de acolhida e guia rápido de ingresso à vida acadêmica

A UNIFAL-MG se prepara para receber na segunda-feira, 24/05, mais de 6.000 estudantes de graduação, entre calouros e veteranos, para o início do primeiro semestre letivo de 2021, em formato remoto. As boas-vindas serão dadas a cerca de 1.000 ingressantes.

Para a acolhida, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) programou um evento de recepção on-line à vida universitária que contará com palestras, oficinas, além das Boas-Vindas da Reitoria, agendada para terça-feira, 26/05, às 19h, pelo canal da UNIFAL-MG no YouTube.

Os recém-chegados poderão conferir também aula magna com a reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Campos Pellanda, na quarta-feira, 27/05, às 19h, também pelo YouTube.

“Sejam muito bem-vindos à UNIFAL-MG! Nesse cenário de pandemia, é muito importante que vocês entendam que a opção da Universidade pela manutenção do ensino remoto, é uma opção pela saúde e pela vida”, reforça o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, em mensagem de boas-vindas aos ingressantes. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A programação completa e as atividades específicas de cada curso e campi podem ser conferidas na página da Prace, link: https://www.unifal-mg.edu.br/prace/acolhida-ao-calouro-2021-1/

Em mensagem de boas-vindas dirigida aos discentes que iniciarão a jornada acadêmica na UNIFAL-MG, o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, falou da decisão da Universidade em manter as aulas no formato remoto.

“É com muita alegria e também com muita responsabilidade que nós damos as boas-vindas vocês, estudantes. Sejam muito bem-vindos à UNIFAL-MG. Nesse cenário de pandemia, é muito importante que vocês entendam que a opção da Universidade pela manutenção do ensino remoto, é uma opção pela saúde e pela vida. Nós ainda não temos as condições necessárias para o retorno presencial, mas a nossa Universidade está funcionando a pleno vapor”, enfatizou.

Em sua fala, o reitor frisou que também em formato remoto, a Universidade está entregando ensino, pesquisa e extensão, e cumprindo seu papel responsável  frente à pandemia da Covid-19. “Estamos tomando todos os cuidados e pedimos a vocês, que estão chegando agora, que tenham o máximo cuidado com os protocolos de prevenção à Covid-19 e que se preparem, pois nós esperamos que, no tempo adequado, nós possamos nos encontrar presencialmente”, afirmou.

A seguir, confira um guia rápido para ajudar quem está chegando à Universidade a dar os primeiros passos na vida acadêmica. 


Sistema Acadêmico

Logo que ingressa na UNIFAL-MG, o estudante recebe por e-mail o número da matrícula e o login para acessar o Sistema Acadêmico. Ele é uma plataforma que realiza o controle de toda a vida acadêmica do estudante, desde seu ingresso na UNIFAL-MG até a conclusão do curso, permitindo o acesso a informações sobre dinâmicas curriculares, aproveitamento de disciplinas, notas, renovação de matrícula,  grade horária, registro de diploma, entre outros serviços. O acesso ao Sistema Acadêmico pode ser feito na barra superior do Portal da UNIFAL-MG, em Sistemas Integrados (ícone  ) ou pelo menu principal no ícone . Acesse o Sistema Acadêmico

Vale lembrar que, a partir do ingresso, o estudante deve passar a usar o e-mail institucional (@sou.unifal-mg), composto pelo número de matrícula incluindo pontos, para ter acesso ao Sistema Acadêmico e outras ferramentas para webconferência (Google Meet), repositório de arquivos (Google Drive), edição de documentos (Google Docs), ensino a distância (Google Classroom), agenda (Google Agenda) entre outras. É pelo e-mail institucional que o estudante terá acesso também a comunicados institucionais, contato com docentes e coordenação do curso.

Calendário Acadêmico

Para não perder os prazos estabelecidos para recessos, rematrícula, aproveitamento de estudos é preciso acompanhar o Calendário Acadêmico. O acesso é feito pelo mesmo ícone disponível no menu principal do Portal da UNIFAL-MG.

Ensino Remoto Emergencial (ERE)

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) é a oferta de atividades curriculares por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) durante o período de vigência do isolamento social e da suspensão de atividades acadêmicas presenciais, determinado pela Comissão instituída pela Portaria 741/2020. A interação durante as atividades de ERE serão assíncronas (alunos e professores não precisam estar conectados em tempo real) e síncronas (depende da interação em tempo real), sendo que o ERE tem autorização para substituição de disciplinas presenciais. Acesse mais informações

Carteirinha de Estudante  – Crachá Institucional

O crachá é a forma de identificação do discente nos espaços da UNIFAL-MG e é essencial para a utilização dos serviços das bibliotecas e dos restaurantes universitários.  A solicitação da carteirinha de estudante ou crachá, só poderá ser feita após a confirmação da matrícula que será no primeiro ou segundo dia de aula e deve ser feita por meio do Sistema Acadêmico. Clique aqui e acesse o submenu “Crachá” para verificar os procedimentos para solicitação.

Apoio estudantil

A UNIFAL-MG oferece, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), auxílios aos estudantes para alimentação, permanência, creche, atividades pedagógicas, conforme sua classificação de vulnerabilidade socioeconômica e de acordo com a disponibilidade orçamentária. Essas ações integram o Programa de Assistência Prioritária, o qual busca a melhoria da vida acadêmica dos universitários de graduação. As inscrições são divulgadas por meio de Editais Públicos, no início de cada semestre letivo. É importante que o estudante interessado acompanhe as divulgações na página da Prace, link: https://www.unifal-mg.edu.br/prace/editais-e-chamadas/. Conheça aqui outros serviços oferecidos pela Prace.

Biblioteca

Os estudantes também podem contar com serviços de acervo virtual da Biblioteca Virtual da Pearson e da Minha Biblioteca que oferece o acesso ilimitado a e-books, 24 horas por dia, de qualquer lugar.  São mais de 19.000 títulos. Para ter acesso aos livros digitais, o estudante precisa acessar o Sophia Biblioteca, que é o Sistema de Gerenciamento de Acervo das Bibliotecas da UNIFAL-MG, no link: https://biblioweb.unifal-mg.edu.br/biblioweb/ fazer a pesquisa; clicar no livro de seu interesse e digitar o login e senha.

Para realizar empréstimo de livro nas bibliotecas da UNIFAL-MG, no formato físico, é necessário agendar o atendimento, enviando e-mail para a biblioteca do campus, e apresentar o crachá institucional:

Para ter acesso às plataformas virtuais é necessário ativar o cadastro na biblioteca. Para isso o estudante deve enviar um e-mail para a Biblioteca de seu campus com seu nome completo e o número de sua matrícula solicitando a ativação. Acesse o vídeo com orientações

Redes Sociais

Se ainda não se inscreveu, aproveite e se inscreva nas nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/unifalmgoficial 
https://www.instagram.com/unifalmg/
https://www.youtube.com/unifalmgoficial
https://twitter.com/unifalmgOFICIAL 
https://anchor.fm/unifal-mg
https://open.spotify.com/show/1xB8MrW9NHMxLaMoqB3cBg