Chamada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq

Encontra-se aberto o edital com chamada para submissão de propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq.

Conforme edital, a chamada acolherá planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisa em todas as áreas de conhecimento. Estes projetos devem, preferencialmente, apresentar grau de aderência a uma das Áreas Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, entre as quais se incluem, diante de sua característica essencial e transversal, projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico, sendo este grau de aderência um dos critérios de avaliação das propostas. Também terão preferência os planos de trabalho vinculados a projetos de ciência básica e fundamental, especialmente em interação com a pós-graduação e grupos ou redes de pesquisa.

As Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) são:

• Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira.
  • Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia.
  • Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços.
  • Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental.
  • Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.

Sobre as bolsas

Destinadas a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação que possuam elevado desempenho curricular e que possam dedicar 20 horas semanais às atividades propostas no Plano de Trabalho, sob orientação de um pesquisador/orientador vinculado à UNIFAL-MG, as bolsas serão distribuídas proporcionalmente ao número de projetos aprovados em cada área, de acordo com a classificação final da área.

As submissões devem ser enviadas até 15/07/2021, exclusivamente pela Plataforma de Submissão de Projetos (PSP).

Para mais informações, acesse o Edital 11/2021 disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.