Chamada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação do CNPq

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) informa que está aberto o edital com chamada para submissão de propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação – PIBITI/CNPq.

Conforme edital, as vagas são destinadas a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação que possuam elevado desempenho curricular e que possam dedicar 20 horas semanais às atividades propostas no Plano de Trabalho, sob orientação de um pesquisador/orientador vinculado à UNIFAL-MG.

As atividades propostas no Plano de Trabalho deverão estar vinculadas a projetos que apresentem aderência a, no mínimo, uma das seguintes Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC):

• Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira.
  • Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia.
  • Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços.
  • Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental.
  • Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.

São também considerados prioritários, diante de sua característica essencial e transversal, os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum grau, para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC e, portanto, são considerados compatíveis com o requisito de aderência solicitado.

Das submissões das propostas

As submissões dos planos de trabalho de iniciação tecnológica deverão ser feitas, exclusivamente pela Plataforma de Submissão de Projetos (PSP), até o dia 15/07/2021.

De acordo com o item II do edital, o plano de trabalho de iniciação tecnológica deverá estar vinculado a um Projeto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação previamente aceito na Plataforma PSP/GPesq, em acordo com o Edital PRPPG 10/2020. As atividades descritas no plano deverão estar devidamente articuladas com os objetivos do Projeto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação previamente aceito, o qual deverá estar vigente durante toda a duração da IT. Além disso, é necessário que no momento da submissão seja feito o vínculo com o Projeto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação previamente aceito pela PRPPG segundo o Edital PRPPG 10/2020.

Para mais informações, acesse o Edital 12/2021 disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.