Inserção da UNIFAL-MG na imprensa em 2020 aumenta em 254% em relação a 2019; docentes falam da importância de participarem como “especialistas” em entrevistas jornalísticas

Um levantamento da Diretoria de Comunicação Social apontou um aumento de 254% da inserção da UNIFAL-MG na imprensa local e regional, em 2020. No ano passado foram veiculados cerca de 177 conteúdos ligados à Universidade e, em 2019, o número foi de 50.

A base para o levantamento realizado pela Dicom considerou as matérias jornalísticas em emissoras de TV, portais de notícias e rádios divulgadas na editoria “UNIFAL-MG na Mídia” e publicadas no portal institucional. E, com a pandemia, a equipe verificou o aumento significativo na demanda por docentes para reportagens sobre a crise sanitária e seus impactos.

Américo Passos, do portal “O Alfenense”, considera as universidades como “fontes indispensáveis” de informações qualificadas. (Foto: Arquivo Pessoal/Américo Passos)

O jornalista Américo Passos, editor do portal “O Alfenense”, considera que as universidades são fontes indispensáveis para obtenção de informações qualificadas sobre temas diversos. “Nossas reportagens têm um alto grau de credibilidade graças à qualificação das informações a que temos acesso por meio de entrevistas ao corpo docente, técnico e administrativo da UNIFAL-MG”, explicou à Dicom.

Segundo ele, a UNIFAL-MG tem sido referência com a disponibilidade de seus profissionais na concessão de entrevistas em temas como economia, saúde, educação, cultura e outros. “A UNIFAL-MG e seus profissionais estão contribuindo e muito para a disseminação de informações de relevância junto à sociedade”, relatou Américo Passos.

O professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), do campus Varginha, foi um dos profissionais mais demandados em 2020 para entrevistas sobre economia. Ele considera extremamente importante ser fonte especializada para imprensa. “Eu acho que nós, como professores universitários, particularmente professores de instituições federais, de instituições públicas, naturalmente a gente tem um certo dever de divulgar o conhecimento científico para sociedade. É […]  extremamente importante para a sociedade enxergar o que ela pode esperar da universidade federal, da universidade pública”, completou.

Os professores Fernanda Pereira e Sinézio Júnior e a professora Ana Carolina Padovan relatam a importância da divulgação do conhecimento por meio da imprensa. (Foto: Reprodução/Dicom)

O epidemiologista Sinézio Inácio da Silva Júnior, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), também está entre os mais entrevistados em 2020. Para ele, a interação com os meios de comunicação, em especial com a TV, desperta desafios e oportunidades. Ele lembra que é necessário utilizar um vocabulário comum da todas as pessoas nas entrevistas. “[…] o desafio é ser o mais simples, seguro e informativo possível dentro de poucos minutos, às vezes segundos. E aí a gente tem que conciliar a informação atualizada, técnica, com a expectativa da notícia e do momento da mídia”, ressaltou.

Em 2020, foram veiculadas cerca de 177 matérias relacionadas à UNIFAL-MG na imprensa. (Arte: Ana Carolina Araújo)

O professor Sinézio Júnior ressalta o compromisso dos pesquisadores no compartilhamento de informações técnicas durante entrevistas de forma assertiva para esclarecer as dúvidas da sociedade. “É uma ótima oportunidade para provocar nossa capacidade didática, de organização do assunto e de mostrar que a gente tem um compromisso com a informação verdadeira e o quanto ela pode ajudar na vida das pessoas”, concluiu o epidemiologista.

Para a professora Ana Carolina Padovan, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), o compartilhamento de seus conhecimentos por meio da concessão de entrevistas tem sido uma experiência pessoal e profissional gratificante. “E é justamente para sociedade que a gente tá tentando abrir as portas da Universidade e mostrar a importância do que a gente faz aqui dentro em termos educacionais e em termos de pesquisas”, destacou.

A Diretoria de Comunicação Social mantém um repositório dos conteúdos veiculados na imprensa que contam com a participação de membros da comunidade universitária. Acessa a seção “UNIFAL-MG na Mídia”.

“Para que possamos acompanhar e, posteriormente, divulgar a informação para comunidade universitária, a Comunicação precisa ser informada, pois, mesmo monitorando diariamente os principais veículos, algumas inserções referentes à UNIFAL-MG podem não ser identificadas por nós”, enfatiza a Diretoria de Comunicação. Para ter a matéria veiculada, o entrevistado deve informar à Dicom por meio do formulário disponível em: Serviços de Comunicação.

Assista à matéria em vídeo com depoimentos dos docentes entrevistados:

 

Colaboração: Ana Carolina Araújo e Luciana Costa Resende, jornalistas da Diretoria de Comunicação Social

Copy link
Powered by Social Snap