Aula Magna da Acolhida ao Calouro(a): “A vida na universidade e o código Jedi”, com Lúcia Campos Pellanda

No dia 26/05, a acolhida aos calouros e calouras da UNIFAL-MG contou com a aula magna “A vida na universidade e o código Jedi”, ministrada pela reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lúcia Campos Pellanda, e presidida pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. O evento, transmitido pelo Youtube oficial da Instituição, possibilitou interações simultâneas entre os participantes e a docente, via bate-papo, com perguntas e respostas sobre as temáticas abordadas no encontro virtual.

Com o objetivo de relacionar as vivências universitárias ao código Jedi, conjunto de regras introduzido pelo filme Guerra nas Estrelas, a professora Lúcia Pellanda falou sobre a importância da ciência e do conhecimento, bem como da autonomia e das responsabilidades que os discentes desenvolvem no percurso acadêmico. Ao longo da palestra, a reitora também trouxe exemplos de ações desenvolvidas por universidades e institutos federais em todo o Brasil, em especial no combate à pandemia. “As universidades federais formam pessoas e mudam histórias de vida, pesquisam, inovam e devolvem para a sociedade. Então, é muito importante a gente preservar esse patrimônio que é nosso”, destacou.

Outro assunto em destaque na apresentação da reitora foi a importância de se aproveitar, com humildade, o caminho dos anos de graduação, e não só a conquista do diploma. “Uma das coisas mais importantes é poder se transformar como pessoa através do convívio com as diferenças, aprender o debate respeitoso”, disse.

Ao final da apresentação, entre as perguntas e as respostas, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, completou o assunto trazendo à tona a temática da mudança no perfil dos estudantes que acessam as universidades públicas e importância de políticas e ações para manter o estudante na universidade.  “A gente tinha, de fato, uma elitização muito grande. Na UNIFAL-MG, mais de 70% dos nossos estudantes são oriundos de escolas públicas e/ou alunos de baixa renda […]. Mas, à medida que exista um aumento da desigualdade social, mesmo que a vaga exista, o aluno trabalhador não conseguirá acessá-lo por precisar se manter”, disse.

O Prof. Sandro Amadeu Cerveira também destacou o papel das pesquisas de qualidade desenvolvidas por pesquisadores e pesquisadoras.

Confira o evento completo abaixo:

Disponível no Youtube: https://youtu.be/CrNIq0nABI0