Plano de Formação Docente da UNIFAL-MG se reorganiza e passa a oferecer atividades articuladas para a comunidade acadêmica; ações abordam processos de ensino, aprendizagem e avaliação de acordo com o modelo remoto

As atividades do Programa Permanente de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC) passaram por transformações para o ano de 2021. A fim de possibilitar a construção de saberes que alcancem experiências práticas e apoiem decisões pedagógicas da comunidade acadêmica, o Plano de Formação atual propõe o trabalho com 5 blocos articulados entre si, sobre temas potencializados pelo formato de ensino remoto. A mesa de abertura do PRODOC será realizada no dia 07/06, às 14h, no canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube, com a presença do pró-reitor de Graduação da UNIFAL-MG, José Francisco Lopes Xarão.

Foto: Arquivo Pessoal/Luciana Maria Oliveira Ribeiro

Diante das demandas comuns aos três campi da Instituição e da suspensão das atividades presenciais, devido à pandemia, o Departamento de Apoio Pedagógico (DAP/Prograd) e a Assessoria Pedagógica de Poços de Caldas (APPC) decidiram elaborar um plano com objetivos unificados, o qual se oficializou em 2021. “Mas, já em 2020, as atividades de formação foram pensadas em conjunto. Elas eram, no entanto, divulgadas separadamente. Agora, o que as difere é a forma de apresentação, que traz a densidade da proposta escrita e detalhada em formato de revista, disponível na página do PRODOC”, contou a pedagoga do DAP/Prograd, Luciana Maria Oliveira Ribeiro, para quem a mudança oferece melhores condições de organização para os participantes. “Afinal, no Plano, estão disponíveis todas as ações que serão realizadas ao longo do ano de 2021”, completou a pedagoga.

Foto: Arquivo Pessoal/Edna de Oliveira

Como reflexo dos resultados positivos registrados em 2020, o plano de formação para 2021 retoma discussões e problematiza os avanços e obstáculos do Ensino Remoto Emergencial (ERE), conforme destacou a também pedagoga Edna de Oliveira. “As pesquisas realizadas sobre as condições de oferta do ERE mostraram que grande parte da comunidade docente considera que as atividades do PRODOC apoiam a reflexão e a construção de conhecimentos e competências. Esses feedbacks nos motivaram e nos motivam, então, a continuar trabalhando; nos motivam a buscar, cada vez mais, implementar, com qualidade, as nossas ações”, disse.

Alicerçadas no princípio da continuidade da formação, as atividades se dividem em cinco blocos: a prática avaliativa no ensino remoto; o planejamento pedagógico com adoção de metodologias ativas, nos modelos de oferta de ensino virtual; desafios que provocam o ensino superior, potencializados por modelos de oferta de ensino virtual; concepções teóricas e experiências que representam estratégias de enfrentamento aos desafios do ensino superior; e Formação Docência+: b-learning e transformação das UC.

“O último bloco, inclusive, apresenta uma novidade: a parceria entre a UNIFAL-MG e a Universidade do Minho, com a qual realizaremos uma formação conjunta, de modo a concretizar uma oportunidade ímpar de ampliação das nossas redes, permitindo a construção de comunidades de aprendizagem”, destacou a pedagoga Amanda Rezende Costa Xavier, da Assessoria Pedagógica do campus Poços de Caldas.

Foto: Arquivo Pessoal/Amanda Rezende Costa Xavier

Além da parceria com a Universidade do Minho, o Plano de Formação mantém, em 2021, interações com a comunidade externa. “Essa ampliação aumentou a visibilidade da UNIFAL-MG no campo da formação pedagógica, pois permitiu a participação de docentes, técnicos administrativos e assessores pedagógicos de mais de 60 instituições do país e do exterior, que agora acompanham e aguardam nossos planos de formação para deles participarem”, completou a pedagoga Amanda Rezende.

De acordo com ela, na busca de transformações, adequações ou ressignificações da aula, da relação professor-aluno e do processo de ensino e aprendizagem, o Plano não adota uma perspectiva orientada a um receituário pedagógico. “Pelo contrário, acreditamos que refletir sobre experiências e conceitos pode conduzir a decisões pedagógicas fundamentadas a partir do respeito às diferentes pedagogias e epistemologias dos campos de conhecimento”, finalizou.

Foto: Arquivo/Prograd

Para o pró-reitor de Graduação da UNIFAL-MG, Prof. José Francisco Lopes Xarão, o Plano de Formação na edição de 2021 consolida um processo de amadurecimento e transição no rumo do que é defendido há algum tempo pela Universidade: um processo de formação permanente, e não só uma obrigação do estágio probatório docente. “O uso mais intensivo das ferramentas e meios de comunicação digitais move o PRODOC/UNIFAL-MG para além dos seus muros, integrando-o a uma rede nacional e internacional de formação docente continuada, com vistas a manter nosso corpo docente sempre atualizado em relação às melhores práticas acadêmicas no mundo, em cada área do conhecimento que atuamos”, disse à Dicom.

Para saber mais sobre o Programa Permanente de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC), acesse este link. As atividades serão transmitidas pelo canal da UNIFAL-MG no Youtube.

As inscrições da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG podem ser feitas neste endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/prodoc/logon.php.

As inscrições para a comunidade externas estão disponíveis em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwZGaJ7SIgV5K9FOYJc8ZV6lDQKIk-ZKRmrQv3cWehCvNknA/viewform