Para contemplar a campanha “Maio Roxo”, de conscientização sobre o lúpus, jornal da região conversa com professora da UNIFAL-MG sobre causas, sintomas e desenvolvimento da doença

No dia 28/05, a professora Cristiane Mendes da Silva, da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG, participou do Jornal de Alfenas, da TV Grava, para falar sobre a doença reumatológica autoimune que marca a campanha intitulada “Maio Roxo”: o lúpus. Ao longo da participação, a docente falou sobre o desenvolvimento, as causas, as diversas manifestações no organismo e os sintomas da doença, os quais podem ser variados.

“Os nossos anticorpos passam a atacar nossas próprias células […]. Então, o anticorpo, que é para defender, por algum motivo, ele começa a perder a tolerância e começa a reconhecer algumas células como anormais. Começam a atacar o próprio organismo”, explicou. Na participação, a Profa. Cristiane Mendes também destacou que não há uma causa específica totalmente esclarecida para a manifestação do lúpus. “A gente pode até carregar os genes que predispõem a doença, mas ela se desenvolve com o passar dos anos, a depender de um gatilho que a desencadeia”, salientou a docente.

Segundo ela, inclusive, o diagnóstico da doença ultrapassa o resultado positivo do fator antinuclear (FAN), que pode se manifestar mesmo em pessoas saudáveis.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://youtu.be/ng5VBkfvhiI