Especialista da UNIFAL-MG esclarece dúvidas de telespectadores sobre o processo de vacinação; questões em destaque abrangem temas desde a imunização em grupos prioritários até as estratégias de retorno seguro às aulas

O médico pneumologista Evandro Monteiro de Sá Magalhães, do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST/UNIFAL-MG), participou do quadro “Pergunte ao Doutor”, do jornal EPTV 1ª Edição, no dia 05/06, a fim de responder às dúvidas dos telespectadores sobre vacinação contra a Covid-19. Entre os temas abordados, o especialista destacou o processo de imunização em pessoas com comorbidades, as estratégias para o retorno seguro às aulas e o tempo necessário para que as pessoas possam se imunizar depois de registrar  um resultado positivo para a doença.

Nesses casos, segundo o médico, é necessário que haja um tempo de espera em torno de 4 semanas. “Se está numa fase aguda da doença, de forma alguma a imunização é uma possibilidade. Ela é uma estratégia importantíssima para prevenção, não para tratamento. Então, uma vez que que esteja infectada e com sintomas, a pessoa deve ser acompanhada e ser tratada, e a imunização, que é a prevenção, no mínimo quatro semanas depois”, salientou.

Na oportunidade, o especialista também falou sobre a importância de se chegar a um patamar acima de 60% de pessoas vacinadas e sobre o aumento no registro de casos.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9577346/