Em participação ao vivo no jornal Mandu News, professor da UNIFAL-MG fala sobre ritmo elevado de contágio por Covid-19 na região sul-mineira

O jornal Mandu News, do site Terra do Mandu, conversou ao vivo, no dia 04/06, com o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, sobre médias diárias de novos casos, vacinação e avanço de contágio por Covid-19 devido à variante P1, agora conhecida por variante gama. Na participação, o docente falou sobre a importância das medidas de prevenção neste momento em que a região sul-mineira mantém um ritmo elevado de casos e mortes.

“No sul de Minas, o que nós tivemos foi uma estabilização com uma média diária, na semana, de 1000 casos. Acredita-se, e isso não é muita especulação, que, se não fossem as medidas da Onda Roxa, nós estaríamos numa escalada pior”, comentou o professor.

Segundo ele, a região registrava um dos menores índices de isolamento social. “Se a gente não aglomera, se a gente usa a máscara e mantém o distanciamento físico, temos resultados positivos. Nós conseguimos fazer uma cobertura importante de vacinação da população idosa com a segunda dose, diminuímos significativamente o número de mortes entre as pessoas acima de 60 anos, mas não conseguimos conter o contágio, pelo comportamento da população, pelo cansaço e pela escassez de vacina. Até que essa esperança se realize no braço dos mineiros e mineiras, nós temos que conter esse contágio das maneiras que já estamos cansados de ouvir”, destacou.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível em: https://youtu.be/uLOvXyMB0L0