Em entrevista na EPTV, docente explica a eficácia de vacinas e a importância da prevenção e dos cuidados mesmo com a vacinação contra a covid-19

O Jornal da EPTV 1ª Edição do dia 11/06 destacou uma entrevista com o professor Paulo Márcio de Faria e Silva, docente de Microbiologia e Biologia do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG. Na entrevista, realizada ao vivo e pela internet, o docente esclareceu dúvidas sobre a eficácia da vacina contra a Covid-19 e sobre a importância da continuidade das medidas de prevenção e cuidados mesmo com a vacinação.

Na conversa, o professor Paulo Márcio explicou que a maioria das pessoas que tomam as duas doses da vacina ficam imunes a doença. “O problema é que nenhuma vacina, contra nenhuma doença, é capaz de garantir 100% de imunidade. E aí, algumas situações particulares como a idade, o estado geral de saúde, a presença de outras doenças como as comorbidades, [podem] influenciar no desenvolvimento da resposta imunológica do indivíduo. E nem sempre ela vai atingir o 100% absoluto”.

De acordo com ele, os estudos para aprovação da Coronavac mostraram uma eficácia de 50.38%. Isso significa que a metade das pessoas que forem imunizadas não serão infectadas com o vírus, entretanto “[…] é preciso dizer que este mesmo estudo destacou que 78% das pessoas imunizadas, quando infectadas, desenvolveram apenas formas leves da doença, e que, no grupo estudado, ninguém chegou a óbito após as duas doses da vacina. É importante esclarecer que a eficácia é o estudo em um grupo controlado. Agora, é importante ver a efetividade, que é um outro parâmetro avaliado, na população em tempo real” destacou o professor.

Na oportunidade, o docente também explicou que, mesmo a pessoa estando protegida, ela pode ter e transmitir o vírus. “Então, enquanto não houver, de fato, uma vacinação bem mais intensa na população, a gente vai ter que persistir com as medidas de precaução”, finalizou.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9591288/