Professor da UNIFAL-MG participa de jornal da EPTV e fala sobre como a Covid-19 atua no sistema imunológico

Em participação ao vivo no jornal da EPTV 1ª Edição da segunda-feira (14/6), o imunologista e professor Leonardo Augusto de Almeida, do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, explicou aos telespectadores os impactos da Covid-19 no sistema imunológico e falou sobre a fácil propagação do vírus pelas vias respiratórias.

Quanto à resposta imunológica ao vírus, o professor enfatizou que o coronavírus burla o sistema antiviral, tornando-se invisível e sendo reconhecido somente após se replicar e afetar consideravelmente o sistema imunológico. “[Em alguns casos], o sistema imunológico das pessoas consegue entender muito bem antes que ocorra esse ‘boom’ de vírus […]. A genética de cada um faz com que, também, o sistema imunológico seja praticamente único naquele individuo”, sintetizou.

Na oportunidade, o Prof. Leonardo Augusto explicou que o corpo humano costuma reagir e voltar à normalidade após constatar o boom de um vírus. Segundo ele, entretanto, pode acontecer uma grande inflamação que gera sequelas ao paciente e que demanda cuidados médicos para recuperação.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9601826/