Em Nota à Comunidade Universitária, UNIFAL-MG esclarece os procedimentos para as atividades presenciais, como estágios e aulas práticas, aquisição de EPIs e estratégias de segurança orientadas pelo Comitê de Acompanhamento e Prevenção

A UNIFAL-MG divulgou Nota à Comunidade Universitária, nesta sexta-feira, 18/06, na qual esclarece os procedimentos para estágio, aulas práticas, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e as estratégias de retomada segura na Universidade.

O documento informa que, desde 2020, a realização de estágio de forma presencial dos cursos de graduação foi autorizada, de acordo com as normas estabelecidas por cada curso e garantidos os equipamentos de proteção individual e coletiva.

A Universidade lembra que, em dezembro de 2020, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou o retorno gradativo às atividades administrativas e acadêmicas presenciais, de acordo com o Plano Geral para a Retomada das Atividades Presenciais, elaborado por um Grupo de Trabalho Multidisciplinar, constituído por servidores de diversas áreas. Para conhecimento de toda a comunidade acadêmica, foi criada uma página específica para acesso pelo Portal da UNIFAL-MG, disponível no endereço: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/plano-de-retomada-de-atividades-presenciais/.

Na nota, a UNIFAL-MG também esclarece que cabe ao Comitê de Acompanhamento e Prevenção da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) analisar e deliberar as demandas de oferta de aulas práticas e necessidades de EPIs, cujas solicitações devem ser apresentadas pelas coordenações e colegiados dos cursos. O Comitê é constituído por professores, técnicos administrativos e por representante discente da Instituição.

A publicação reforça que é garantida a participação discente nas discussões e decisões institucionais, por meio de Conselhos, Colegiados e Congregações, sendo de responsabilidade das entidades de representação dos discentes a indicação do seu representante.

A nota ainda esclarece como ocorre o processo de compras no serviço público, de acordo com as legislações, e o andamento para aquisição de EPIs na prevenção à Covid-19 na UNIFAL-MG. A Universidade destaca as exigências dos trâmites legais e informa que o processo teve início ainda em 2020, no entanto, houve situações de repactuação de valores, punições, negociações por conta de atrasos, entre outras. Conforme o documento, todas as unidades que fizeram solicitação de materiais receberam, pelo menos, 70% dos itens solicitados e muitos deles estão disponíveis no almoxarifado central aguardando o início das atividades presenciais que motivaram a compra.

Outros assuntos como vacinação e funcionamento da Universidade durante a pandemia também são abordados na nota.

O documento na íntegra pode ser acessado em: Nota Oficial