Estudo da UNIFAL-MG indica o sul de Minas como região com maior contágio por Covid-19 no estado; jornal repercute o assunto

Com informações atualizadas conforme o boletim epidemiológico INDCOVID, desenvolvido por pesquisadores da UNIFAL-MG, o jornal Estado de Minas destacou, em matéria publicada no dia 16/06, a situação da pandemia no sul do estado. Segundo os dados, a região sul-mineira é a que apresenta maior contágio, com média diária de novas internações acima de 100 e registro de 30 óbitos por dia.

Em conversa com o jornal, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, coordenador da pesquisa, explicou que, historicamente, o Sul de Minas teve os piores índices de isolamento social durante a pandemia. “A proximidade com o estado de São Paulo e o próprio ritmo de contágio em cidades como Pouso Alegre e Alfenas, por exemplo, facilitou o surgimento da variante Gama (antiga P1), que é mais contagiosa e predomina no estado paulista”, disse o docente.

Conforme apontou a matéria, o número de internações saiu de estabilidade (+8%) e passou para crescimento de 52% no dia 14/6, assim como a incidência de pessoas internadas em UTI nos municípios de Alfenas e Poços de Caldas.

Confira o texto completo no link: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/06/16/interna_gerais,1277541/sul-e-a-regiao-com-maior-contagio-de-minas-aponta-estudo-da-unifal.shtml