Rádio Federal FM é reconhecida pela divulgação de campanha de utilidade pública em Alfenas; o Voto de Congratulação e Aplauso foi conferido pela Câmara Municipal via presidência da Facepe, mantenedora da emissora

A Câmara Municipal de Alfenas reconheceu o trabalho comunicacional desenvolvido pela Rádio Federal FM durante a pandemia de covid-19, por meio de Voto de Congratulação e Aplauso ao professor Eduardo Tonon, docente do Instituto de Química (IQ) e presidente da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe). A homenagem foi indicada pelo vereador Vagner Tarcísio de Morais, do Partido dos Trabalhadores (PT).

O reconhecimento da Câmara Municipal foi por meio de Voto de Congratulação e Aplauso ao professor Eduardo Tonon (Foto: Divulgação/Federal FM)

A concessão do voto foi justificada pelo “brilhante trabalho desenvolvido diante da pandemia de covid-19, especialmente no serviço de utilidade pública, divulgando atos do governo municipal frente à campanha de vacinação”. A divulgação realizada pela Federal FM, a título de parceria, é mais uma forma eficiente de mostrar a importância da imunização contra a covid-19 e ampliar a chegada das informações à população de Alfenas.

De acordo com o professor Tonon, a Federal FM atuou também na orientação dos ouvintes quanto aos métodos científicos de prevenção contra a covid-19 e o combate à desinformação promovida pelas ‘fake news’. “O reconhecimento é importante e nos mostra que, apesar das adversidades, estamos no caminho certo para vencer a pandemia de covid-19 e a pandemia da desinformação”, ressaltou.

Além das informações referentes à covid-19, a Federal FM divulga diversas ações solidárias, como campanhas da Santa Casa de Alfenas, principalmente na captação de doações para o Hospital do Câncer, e campanhas para a arrecadação de cestas básicas do Projeto “Unifal em Sintonia”.

O projeto “A voz da ciência” possui conteúdos veiculados na Federal FM. (Imagem: Reprodução)

Outra linha da atuação da rádio é a divulgação científica por meio de podcasts produzidos por projetos de Extensão Universitária da UNIFAL-MG e de parcerias institucionais.  Entre eles, o projeto “A Voz da Ciência”, coordenado pelos professores Pedro Luiz Rosalen, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e Lucas Lopardi Franco, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), e o “Conexão Federal FM”, articulado pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom).

Os podcasts produzidos para o “UNIFAL-MG em Podcast” são veículados no quadro “Conexão Federal FM” na programação da rádio. (Imagem: Reprodução/Dicom)

A grade de programação da rádio contempla programas culturais e de entretenimento como o “Ruídos das Sociais”, apresentado pelo professor Leonardo Turchi Pacheco, do curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG, e o “Federal Flash”, por Alex Power. A rádio Federal FM ainda conta com a parceria da Rádio Câmara de Brasília-DF nos programas ”Kalimba”, “Aplauso” e “Memória do Rock”.

O diretor da Facepe enfatiza que a Federal de Alfenas FM é uma rádio educativa e pode ser ouvida em muitas cidades de Sul de Minas na frequência FM 101,3 MHz e em todo mundo pelo site oficial e pelo aplicativo de celular Radios Net.  “Isso nos coloca em uma situação de grande responsabilidade, sendo que as informações que divulgamos são várias vezes checadas por experts da área e é por isso que nossos programas possuem aceitabilidade e respeitabilidade pela Sociedade”, confirmou o presidente da Facepe.

Atualmente, a equipe da Federal FM é constituída por Eduardo Tonon de Almeida, Lauder Vieira Fabiano, Marlus Pinheiro Rolemberg, Sebastião Meira Filho, Agnaldo da Silva Tomaz e Charles Guimarães Lopes, e conta com diversos colaboradores.  A rádio está instalada no prédio histórico do Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG, no centro de Alfenas. As transmissões tiveram início, em caráter experimental, no dia 25 de setembro de 2017, dia do rádio e do nascimento de Roquete Pinto, patrono da radiodifusão brasileira. Clique e ouça!

Conheça alguns programas da Federal FM:

A Voz da Ciência

Conexão Federal FM