UNIFAL-MG apresenta ações e resultados das atividades acadêmicas e da administração universitária em Relato Integrado; documento reforça o compromisso da Universidade com a transparência e com a eficiência na gestão dos recursos públicos

Em 2020, em período de pandemia, a UNIFAL-MG formou mais de 850 novos profissionais, desenvolveu 342 ações de extensão, concedeu auxílio para compra de computadores para 488 discentes, realizou mais de 3,5 mil atendimentos médicos e, por meio da comunidade universitária, publicou 663 artigos científicos. Esses dados constam no Relato Integrado 2020 desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). O documento foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), em 25/06, e está disponível para consulta pública em: https://www.unifal-mg.edu.br/planejamento/relatorios-de-gestao/

A servidora técnico-administrativa Larissa de Araújo coordenou a elaboração do relato. (Foto: Arquivo Pessoal/Larissa Araújo)

Com periodicidade anual, além dos resultados das ações de ensino, de pesquisa e de extensão universitária, o Relatório de Gestão, agora em formato de Relato Integrado disponibiliza dados sobre orçamento e aplicação de recursos, obras, tecnologia da informação, comunicação, gestão de pessoas, gestão de riscos, gestão patrimonial e de infraestrutura, prestação de serviços, inovação, relações interinstitucionais, planejamento institucional, avanços socioambientais, direitos humanos e inclusão, entre outras. As informações foram divididas nos eixos governança, eficiência e conformidade, resultados e demonstrações contábeis.

A prestação de contas é uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e, desde 2019, o órgão orienta a adoção de um formato mais direcionado à sociedade. “Desse modo, o foco do Relatório de Gestão muda da abordagem mais técnica para uma abordagem mais interativa, ilustrativa e mais condizente com o que pode ser percebido e entendido pela sociedade, que é a principal financiadora e mantenedora dos serviços públicos prestados”, explicou a administradora pública Larissa Araújo dos Santos, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Proplan.

A elaboração do Relato Integrado, coordenada por Larissa Araújo,  iniciou com levantamento das principais atividades desenvolvidas no ano de 2020, junto às pró-reitorias, às unidades acadêmicas e a outros setores da UNIFAL-MG.  A partir dessa consulta, as informações foram consolidadas e o relatório de gestão foi direcionado para o Conselho de Curadores, órgão de fiscalização para assuntos econômico-financeiros e de execução orçamentária e patrimonial e, na sequência, para deliberação no Consuni.

De acordo com o pró-reitor Lucas Mendonça, a divulgação dos resultados e atividades da UNIFAL-MG é uma forma de ampliar o acesso aos serviços prestados pela Universidade. (Foto: UNIFAL/MG)

Conforme enfatiza o pró-reitor de planejamento Lucas Cézar Mendonça, o documento elaborado pela Proplan é uma prestação de contas à sociedade da aplicação dos recursos públicos sob a responsabilidade da UNIFAL-MG e uma forma de divulgar as ações da Universidade. “Apresentar resultados obtidos, ainda mais em um período de tantos desafios gerados pela pandemia, além da divulgação das ações universitárias, é uma forma de ampliar o acesso e a participação dos cidadãos aos serviços, aos eventos e à estrutura da existente a serviço de todos”, completou.

O professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, agradeceu a dedicação da comunidade universitária no enfrentamento aos desafios do ano de 2020. (Foto: UNIFAL-MG)

Na Mensagem do Dirigente Máximo da Instituição, o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, refletiu sobre os desafios enfrentados em 2020 no campo do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária. “As universidades públicas foram, assim como as demais instituições, duramente impactadas pela pandemia de covid-19, necessitando rever planejamentos, reorganizar orçamentos e, principalmente, criar novas soluções e estratégias para seguirem cumprindo sua missão. Assim foi na UNIFAL-MG em 2020”, ressaltou na abertura da mensagem à comunidade.

No texto, o reitor da UNIFAL-MG reconhece e aplaude a dedicação dos servidores e servidoras e das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados pelas vitórias alcançadas em 2020 e ressaltou o compromisso dos gestores e gestoras da Universidade no enfrentamento dos desafios. “Novos desafios se avizinham, mas nossa comunidade saberá enfrentá-los com criatividade, força e dedicação, para que possamos construir, cada vez mais, uma UNIFAL-MG de excelência, pública, gratuita e inclusiva”, concluiu Sandro Cerveira.

Com essa matéria, a Diretoria de Comunicação Social inicia uma série especial de reportagens e entrevistas baseadas nos resultados apresentados no Relato Integrado. O objetivo é ampliar a divulgação das ações e conquistas da UNIFAL-MG, ao longo de 2020, para sociedade.