:: Boletim Epidemiológico Nº 29 – 05/07/2021 – Situação epidêmica de Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Nesta edição, o boletim IndCovid aponta que pela segunda semana seguida a tendência de diminuição na incidência em Minas Gerais se manteve. Apenas a região Noroeste apresentou tendência de crescimento. As demais apresentaram diminuição (Centro, Centro Sul, Oeste, Sudeste, Sul, Triângulo Norte e Triângulo Sul) ou estabilidade (Jequitinhonha, Leste, Leste Sul, Nordeste, Norte e Vale do Aço). No estado a tendência de queda em novas internações da última semana foi para estabilidade. Há uma semana 11 das 14 regiões apresentavam tendência de diminuição nesse indicador e nesta segunda-feira foram apenas 6. Contudo, o número de novas mortes em Minas Gerais passou de estabilidade para diminuição.

Incidência de novos casos: o principal indicador da pandemia, que é a incidência (novos casos), continua dando sinais de melhora no estado. Mas, a manutenção dessa tendência depende mais das medidas de prevenção não farmacológicas, do que da cobertura vacinal que ainda é pequena para sozinha diminuir a incidência.

Tendência de novos casos na região sul de Minas: consideradas as duas últimas semanas epidemiológicas, a região Sul continua a ter a maior média de novos casos por habitante. Em número de internações por dia, a região Sul se apresenta com o terceiro maior valor, sem diferença estatística de Minas Gerais. A média de mortes por dia na região Sul foi a quarta maior, mas também não difere estatisticamente do estado. No entanto, o Sul de Minas registrou na última segunda-feira (05/07/2021) a segunda semana seguida de diminuição na tendência de novos casos. Todas as regionais se mantiveram com redução da incidência. Desde o dia 24 de junho a região apresenta tendência de redução nesse indicador.

Tendência de internações e óbitos na região sul de Minas: a tendência de novas internações foi de diminuição para estabilidade, influenciada pela tendência de crescimento em internações na regional de Alfenas, apesar da diminuição nas  demais. Em novos óbitos, a região passou de estabilidade para diminuição. Mesma situação em todas as regionais, exceto na de Alfenas que registrou tendência de crescimento.

Região sul de Minas acompanha evolução registrada no estado: o comportamento desses três indicadores na região Sul acompanha há duas semanas a mesma evolução registrada em Minas Gerais. A média diária de novos casos (1133) voltou a ficar abaixo da registrada no início da Onda Roxa, mas ainda se encontra acima daquela observada no primeiro mês após o final das medidas mais restritivas na região. O número médio de óbitos se mantém acima de 30 (atualmente 32). A média diária de internações na semana se mantém abaixo de 100, mas voltou a se  aproximar desse valor (atualmente 96). Entre os dez mais populosos municípios do Sul de Minas, há duas semanas nenhum apresenta tendência de crescimento em novos casos (incidência). Na tendência de novas internações, exceto Lavras (crescimento) e Três Pontas (estabilidade), todos os municípios apresentaram diminuição nesse indicador. Acesse na íntegra