Em reportagem da EPTV, professor da UNIFAL-MG apresenta dicas para combater o frio de inverno

Para dar dicas aos telespectadores de como se aquecerem no inverno, o professor Daniel Juliano Pamplona da Silva, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), concedeu entrevista para o Jornal da EPTV – 1ª Edição, do dia 01/07. Para reter o calor corporal, o docente indica vestuários com forro de lã na parte externa e tecidos externos bem fechados para impedir a saída de ar.

Conforme explica o docente, o frio é a perda de calor. “Dois corpos em um mesmo ambiente, se nada impedir, vão atingir a mesma temperatura. Para atingir essa mesma temperatura, o calor vai do corpo mais quente para o corpo mais frio. No caso, quando está muito frio, nós somos o corpo quente e o corpo frio é o ambiente todo”, relatou.

Em relação ao aquecimento do ambiente, o professor ressaltou a possibilidades acessíveis financeiramente. “Se você conseguir colocar uma manta escura sobre o seu telhado, essa manta escura vai captar o calor  e […] por condução vai transferir para sua casa […]. Essa é até uma maneira bem flexível, porque você pode usar uma manta escura no inverno e uma manta clarinha no verão para fazer exatamente o oposto. E aí também à gente economiza com ar condicionado no verão”, finalizou.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9651353/