Docente da UNIFAL-MG analisa os impactos da vacinação no Sul de Minas em entrevista para EPTV

A vacinação contra a covid-19 já mostra resultados positivos  em todo Brasil, inclusive no Sul de Minas. Conforme matéria veiculada no Jornal da EPTV 1ª Edição, do dia 5/7, já foram aplicadas mais de 1,4 milhões de doses na região. Para comentar os números e os impactos da imunização, a emissora convidou o epidemiologista Sinézio Inácio da Silva Júnior, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da UNIFAL-MG.

Segundo o docente, a imunização impacta na redução de internações hospitalares e na transmissão do vírus. No entanto, para que ocorra uma diminuição expressiva dos números de casos é necessário imunizar em torno de 70% da população. Segundo a reportagem, até o momento, cerca de 35% da população sul mineira recebeu a vacina contra a covid-19.

Como explicado pelo professor Sinézio Júnior, a vacinação impacta diretamente na redução do número de mortes. Porém, para reduzir o número de contágios ainda é necessário a prevenção e cuidados. O epidemiologista também abordou a situação das altas taxas de ocupação em hospitais e, de acordo com ele, isso ocorre devido a redução do número de leitos e da internação de pessoas que ainda não foram imunizadas, como é o caso dos jovens.

Confira a entrevista completa:

A entrevista está disponível em: https://globoplay.globo.com/v/9660870/