UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Alfenas | Poços de Caldas | Varginha
Sul de Minas Gerais

OPORTUNIDADES

Reitor da UNIFAL-MG comenta, em participação na EPTV, cortes orçamentários e impactos das reduções para a Universidade

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, participou do jornal EPTV 1ª Edição no dia 2/7, em reportagem sobre os cortes de verbas nas universidades federais de Minas Gerais. Na oportunidade, o professor comentou as reduções orçamentárias que atingem a UNIFAL-MG e os esforços adotados para reduzir os impactos dos cortes. Somente em relação a 2020, o orçamento da Instituição foi cortado em 22,56%, correspondendo a mais de R$ 8 milhões. A situação se agravou ainda mais com o bloqueio de 8% dos recursos previstos.

“Nós temos feito em duas frentes principais: uma tentando aumentar a eficiência do nosso administrativo e, nesse sentido, as servidoras, os servidores têm contribuído muito com soluções criativas, com boas ideias, com estratégias para economia e para eficiência, mas isso não é suficiente. Na verdade, nós tivemos e temos tido muitas necessidades de fazer cortes, principalmente no pessoal. E nós temos um grupo importante de terceirizados que compõem a nossa força de trabalho”, destacou o reitor ao longo da participação.

Segundo ele, as reduções impactam o dia a dia da Universidade, com adiamento de obras e outras ações. “No ano passado, nós conseguimos fechar o ano, executamos o nosso orçamento adequadamente, e conseguimos cumprir os nossos compromissos dado esses esforços que a nossa equipe fez. Neste ano, se esse o bloqueio for totalmente liberado, nós conseguimos executar e cumprir os compromissos que nós temos, mas isso não significa que nós não teremos dificuldades e prejuízos na execução do funcionamento de uma série de setores que pode impactar tanto a vida dos estudantes quanto a comunidade de uma forma geral”, disse.

Na participação, o reitor da UNIFAL-MG também falou sobre o retorno das atividades práticas na área de saúde e sobre o compromisso da Instituição com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9654731/