:: Boletim Epidemiológico Nº 30 – 12/07/2021 – Situação epidêmica de Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

A edição nº 30 do boletim aponta que a taxa de mortalidade diária média por Covid-19 entre homens e mulheres, ao longo da pandemia, em todas as regiões de Minas Gerais foi significativamente maior entre os homens do que entre as mulheres. As variações vão de 5% a 38% a mais entre os homens. Na região sul de Minas, esse indicador é 26% maior entre os homens. Mas em geral a mortalidade pela doença vem caindo, assim como o número de novos casos.

Incidência no estado de Minas: pela terceira semana seguida houve diminuição na incidência em Minas Gerais, nenhuma região apresentou crescimento na tendência de novos casos e a maioria registra diminuição. O número de novas internações permanece estável no estado. Pela segunda semana seguida o número de novas mortes em Minas Gerais manteve tendência de diminuição. Apesar das internações estarem estáveis, os novos óbitos estão diminuindo, o que pode ser reflexo de internações de menor gravidade por efeito da vacinação e principalmente por estar aumentando a proporção de mais jovens, ainda não vacinados, na ocupação de leitos. E estes tendem a evoluir melhor do que os mais velhos.

Tendência de redução de novos casos, internações e óbitos na região sul de Minas: há três semanas seguidas o Sul de Minas, assim como Minas Gerais, registra diminuição na tendência de novos casos. Todas as regionais se mantiveram na redução da incidência. A tendência de novas internações na região evoluiu novamente para diminuição. Em novos óbitos, a região registrou tendência de diminuição pela segunda semana seguida. A média diária de novos casos na semana (961) voltou a ficar abaixo de 1000 desde o dia 9 de julho, o que não acontecia desde 29 de abril deste ano. O número médio de óbitos (27) voltou a ficar abaixo de 30 desde o dia 11 de julho. Isso não acontecia há um mês. A média diária de novas internações na semana ficou em 65, o que não ocorria há quase quatro meses. O maior avanço foi na redução de 32% no número médio de internações por dia na semana.

Situação nos municípios mais populosos da região sul de Minas: entre os dez mais populosos municípios do Sul de Minas, exceto Pouso Alegre e Passos que apresentaram estabilidade, todos apresentaram tendência de diminuição de novos casos. Destaque positivo para Lavras, Três Corações e Três Pontas que há quatro semanas apresentam essa tendência. Em novas internações, com exceção de Itajubá com crescimento, Pouso Alegre e Alfenas com estabilidade, todos os demais municípios apresentaram diminuição. Em novos óbitos, seis dos dez mais populosos municípios sul-mineiros apresentaram diminuição; um estabilidade e três crescimento.

Sinais de melhora na incidência, porém, ainda há registros preocupantes que dependem de medidas de prevenção: o principal indicador da pandemia, que é a incidência, continua dando sinais de melhora no estado e região. Apesar desta boa evolução, em relação ao início deste ano, ainda estão sendo registrados diariamente o dobro de novos casos e novas internações e o triplo de novos óbitos. Essa tendência atualmente depende muito das medidas de prevenção básicas como o uso de máscaras e manutenção de distanciamento social porque a cobertura vacinal ainda não é suficiente para sozinha diminuir sensivelmente a incidência e a região Sul continua a ter a maior média diária de novos casos por habitante. Acesse na íntegra