Simpósio Integrado recebe submissões de resumos até 13/9; o tema da edição 2021, “Transversalidade, Ciência e Afeto”, reforça a proposta de integração e diálogo com a sociedade

Até do dia 13/9, os coordenadores e bolsistas de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão da UNIFAL-MG podem submeter trabalhos na 7º edição do Simpósio Integrado. As apresentações dos projetos aprovados e os eventos temáticos serão realizadas por meio de webconferência no período de 29/11 a 3/12. As inscrições estão abertas no Caex e o modelo de resumo está disponível na página do Simpósio Integrado.

O evento é promovido pelas pró-reitorias acadêmicas da UNIFAL-MG e organizado coletivamente por uma comissão formada por discentes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos. O objetivo é integrar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária para o compartilhamento de trabalhos desenvolvidos na Universidade nas modalidades de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica (IT), programas e projetos de Extensão, PIBID, Residência, PET e Pós-graduação.

Para a coordenadora, Profa. Marta Rovai, além da integração universitária, o Simpósio é uma importante devolutiva para sociedade. (Foto: Arquivo Pessoal/Marta Rovai)

De acordo com a coordenadora do simpósio, Profa. Marta Gouveia de Oliveira Rovai, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o ensino, a pesquisa e a extensão universitária são indissociáveis assim como deve ser a relação entre Academia e comunidade. “A integração é fundamental para que não apenas o conhecimento produzido por diferentes áreas possa ser compartilhado, mas para que as experiências pessoais e coletivas possam estimular, provocar questionamentos e inspirar novos trabalhos e ações de intervenção dentro e fora da Universidade, aproximando estudantes, professores (as), técnicos (as) e membros externos, num processo dialógico e inclusivo”, explicou a coordenadora.

A integração entre as áreas e o alinhamento à temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento incluído na programação do simpósio, foram considerados na escolha do tema desta edição. O tema “Transversalidade, Ciência e Afeto”, segundo a coordenadora, foi escolhido depois de um amplo debate no âmbito da comissão organizadora.

“O evento deve abarcar um conceito de ciência que pense novas tecnologias associadas a novas epistemologias, à transversalidade disciplinar, à arte e à consciência de que não é possível mais considerar uma Universidade em que a razão técnica predomine apartada das questões sensíveis que afetam a sociedade, tais como as desigualdades de poder, de saber e de gênero, a pandemia, o racismo estrutural e o amor como um ato político na defesa da ciência e da tecnologia em prol dos direitos humanos”, relatou a professora Marta Rovai.

A coordenadora ressalta a importância do simpósio como uma devolutiva para sociedade do conhecimento produzido na UNIFAL-MG em diferentes campos de estudo. “Para isso, o diálogo intelectual e com o público externo é fundamental, ampliando interesses e reconhecendo que a Academia é espaço de sujeitos plurais e de ações coletivas que podem transformar e democratizar os saberes e reparar injustiças”, destacou.

Outra linha de ação do simpósio deste ano é o incentivo à produção artística regional e nacional. Para isso, no mês de agosto, será lançada uma chamada para submissão de propostas. A participação dos artistas será por meio de vídeos gravados e exibidos ao longo da programação acadêmica do evento.

A programação completa será divulgada no site do Simpósio Integrado.

Sobre o Simpósio Integrado

O Simpósio Integrado é realizado desde 2015 com objetivo de apresentar a produção acadêmica desenvolvida por discentes, servidores e colaboradores da UNIFAL-MG, no âmbito dos Programas de Iniciação Científica, da Pós-Graduação, dos Programas e Projetos de Extensão, do PET,  PIBID e Residência Pedagógica.

Em 2020, o evento destacou 11 mesas redondas, recebeu 608 submissões de trabalhos e mais de 1.100 inscrições. Para este ano, a proposta é condensar as atividades em uma semana para facilitar a participação de membros da comunidade universitária e da sociedade.

O edital e outras informações do VII Simpósio Integrado da UNIFAL-MG estão disponíveis na página oficial do evento.