Campus Varginha e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas elegem novas diretorias para gestão 2021/2023

Nos meses de abril, maio e julho foram realizadas eleições para as direções administrativas e acadêmicas dos campi da UNIFAL-MG em Poços de Caldas e em Varginha. Os processos eleitorais ocorreram de forma online com a participação da comunidade universitária.

Nessa semana, o “Giro Acadêmico” destaca o campus Varginha e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Os empossados conversaram com a Diretoria de Comunicação Social (Dicom) sobre alguns desafios na nova gestão

Campus Varginha

Paulo Roberto Rodrigues de Souza novo diretor do Campus Varginha(Foto: Arquivo Pessoal/Paulo de Souza)
Professor Hugo Lucindo Ferreira, vice-diretor do campus Varginha (Foto: Arquivo Pessoal/Hugo ferreira)

A chapa “Experiência e Trabalho”, composta pelos professores Paulo Roberto Rodrigues de Souza e Hugo Lucindo Ferreira, foi eleita para gestão 2021-2023. A eleição foi realizada em 12/05. De acordo com o diretor eleito, Prof. Paulo Roberto de Souza, a nova gestão assume em um momento atípico por conta da pandemia e da instalação do Hospital de Campanha no campus Varginha.

“Estaremos, todos os dias, buscando recursos e parcerias que beneficiem nossa Universidade, a comunidade universitária e a sociedade de modo geral, com a oferta de nossas atividades. O Campus Varginha tem grande importância para a cidade e região, contando com cinco cursos de graduação, duas especializações e três mestrados, recebendo alunos de várias partes do país. Nossos alunos egressos estão em várias cidades do Brasil e até em outros países, isso nos traz motivação especial e sinaliza que estamos no caminho certo”, ressaltou o diretor.

O vice-diretor eleito, Prof. Hugo Lucindo Ferreira, expressa a satisfação da confiança da comunidade universitária.  “Com certeza é um grande desafio, mas aliando competência, dialogo e vontade de cuidar da nossa Instituição e nosso campus, estou confiante de que conseguiremos fazer um bom trabalho. Continuamos contando com o apoio de toda comunidade acadêmica para alcançar os objetivos traçados”, completou.

Profa. Letícia Milani e Prof. Manoel Veloso: diretora e vice-diretor do ICSA. (Foto: Arquivo Pessoal/Letícia Milani)

Na eleição para o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), do campus Varginha, a professora Letícia Lima Milani e o professor Manoel Vítor de Souza Veloso, foram reconduzidos à direção com a chapa “Compromisso e Transparência”. A proposta é continuar com a gestão participativa e de excelência com a valorização do trabalho em equipe, além da transparência junto à comunidade universitária, de forma a identificar limitações e criar estratégias de superação.

“Temos a clareza que, para crescermos enquanto Unidade Acadêmica, precisamos fortalecer as bases já existentes, buscando decisões que visem a descentralização, fortalecendo as instâncias de forma democrática e legitimando ações que promovam o desenvolvimento do ICSA, mantendo o compromisso com a UNIFAL–MG e com o nosso campus, para que todas as nossas ações futuras estejam norteadas pelas políticas institucionais da Universidade, com participação de toda a comunidade acadêmica. E isso significa compartilhar decisões e dividir  responsabilidades”, ressaltou a professora Letícia Milani.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Cerveira, parabenizou os novos gestores e reforçou a importância do diálogo na gestão da Universidade. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

De acordo com o vice-diretor, Prof. Manoel Veloso, o incentivo ao diálogo e à troca de experiências continua como pauta da gestão para promover um ambiente para valorizar o trabalho de todos e para viabilizar o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão universitária no ICSA e na Universidade como um todo. “Acreditamos sempre em uma Universidade Pública de qualidade e para todos e, juntos com toda a comunidade, podemos promover o ICSA e enfrentar as situações adversas que estamos passando”, concluiu.

O professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, parabenizou os docentes empossados e ressaltou a importância do trabalho coletivo na gestão da Universidade. “A nossa Universidade é uma Universidade. E esse diálogo constante com as diretoras e diretores de campi e de Unidades Acadêmicas tem sido uma marca da nossa gestão. Nós valorizamos a interação e participação, pois permitem a tomada de decisões de uma forma mais rápida e mais ponderada no diálogo com a comunidade universitária”, destacou o reitor.

Para outras informações sobre o Campus Varginha e sobre o ICSA, acesse:

Campus Varginha

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)