Pandemia vive momentos de otimismo e cuidado, explica professor da UNIFAL-MG sobre queda de ocupação de leitos e avanço de variantes

Segundo boletim divulgado pelo Observatório Covid-19 da Fiocruz, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Brasil vem apresentando constante queda. Para falar sobre esse cenário também verificado no sul de Minas, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou do jornal da EPTV 1ª Edição no dia 16/7. Na oportunidade, o epidemiologista falou sobre o momento de otimismo e cuidado em relação à Covid-19.

O avanço da vacinação, de acordo com o Prof. Sinézio, contribuiu para o resultado observado, assim como a imunidade coletiva. “Para a gente voltar ao [cenário pandêmico verificado no] início do ano, nós ainda temos que manter as medidas, avançar na vacinação e ter muito cuidado com a variante delta, porque já temos a variante gama, que predomina e pode dar uma reacendida nos casos”, destacou.

Ao longo da participação, o professor reforçou a necessidade de o sul de Minas consolidar as conquistas perante o combate à Covid-19. “Para garantir um Natal do abraço, digamos assim, voltar ao Natal do abraço e do beijo, nós temos que não relaxar as medidas de prevenção”, finalizou.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9692928/