Professor da UNIFAL-MG é entrevistado em reportagens sobre a baixa do lago de Furnas

No dia 19/07, os jornais Bom Dia Brasil e EPTV 2ª Edição exibiram matérias sobre a baixa de água no lago de Furnas, que tem causado impactos para a região no entorno da represa. Entrevistado para as reportagens, o professor Clibson Alves dos Santos, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, falou sobre a necessidade de estratégias de curto, médio e longo prazo a fim de diversificar a geração de energia para outras fontes, principalmente fontes limpas. 

“Precisaria haver incentivos tanto em escalas pequenas, como a energia fotovoltaica, até em grande escala, a nível industrial […]. Na nossa região aqui, no alto do Rio Grande, existe uma grande demanda para outros usos que não só a geração de energia”, destacou o docente à EPTV. Segundo ele, será necessário, inevitavelmente, discutir a matriz energética do Brasil.

De acordo com as matérias, em alguns pontos, a água recuou oito quilômetros. Com isso, segundo o Ministério da Economia, 20 mil postos de trabalho foram afetados diretamente.

Confira as participações completas abaixo:

Jornal Bom Dia Brasil 

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9698477/

Jornal EPTV 2ª Edição

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9700422/