:: Boletim Epidemiológico Nº 31 – 19/07/2021 – Situação epidêmica de Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O número 31 do boletim IndCovid analisa as primeiras regiões a registrarem redução na mortalidade diária após a vacinação. No período de março a abril foram as regiões Norte e Triângulo Norte. Já no período de abril a maio, exceto a região Triângulo Sul, todas as regiões mineiras registraram redução na mortalidade. No período mais recente, de maio a junho, a região que menos avançou foi a região Sul, que teve crescimento de 4% na mortalidade diária média no mês. Este pior resultado pode estar associado ao grande ritmo de contágio apresentado na região.

Evidência do efeito de proteção da vacina: a melhor evidência do efeito protetor da vacinação foi a redução da mortalidade por faixa etária, iniciada de abril a maio e especialmente observada de maio a junho. Em termos de cor/raça, de abril a maio, a redução da mortalidade foi observada de modo bastante similar. Mas de maio a junho houve maior redução entre pretos e pardos, -26% e -24%, respectivamente, do que entre brancos (-17%). A vacina seria mais significativa na proteção dos mais pobres, por estarem estes social e economicamente mais expostos ao contágio. Os mais ricos, além da vacina, contam com melhores serviços de saúde e maior possibilidade de trabalho em home office.

Tendência de internações, mortes e novos casos em Minas Gerais: em Minas Gerais, desde o último dia 15, a incidência retrocedeu para estabilidade. A tendência de novas internações, contudo, evoluiu de estável para diminuição. Pela terceira semana seguida o número de novas mortes no estado manteve tendência de diminuição. Apenas a região Leste apresentou tendência de crescimento. A discreta piora da incidência chama a atenção para que a manutenção ou aumento do ritmo de novos casos, embora não se traduzindo em mais mortes imediatamente, pode contribuir para o espalhamento da variante Delta e facilitar novas variantes de preocupação.

Incidência na região sul de Minas: a região Sul continua entre as que têm a maior taxa de incidência diária, mas  registra valores decrescentes há 4 semanas. Também há quatro semanas a tendência da média móvel de novos casos na região Sul é decrescente. Em novas internações a região se mantém em diminuição. Em novos óbitos, a região registrou tendência de diminuição pela terceira semana seguida. A média diária de novos casos registrou 846 e continua baixando. O número médio de óbitos diários foi de 27 para 25. Contudo, a média diária de novas internações voltou a subir, de 65 para 71. Em relação ao início de 2021, ainda registramos o dobro de novos casos e novas internações e o triplo de novos óbitos. Entre os dez mais populosos municípios do Sul de Minas há quatro semanas nenhum apresenta tendência de crescimento em novos casos. Acesse na íntegra