Campus Poços de Caldas promove Gincana dos Alunos da UNIFAL-MG; em sua 2ª edição, competição universitária aconteceu na modalidade virtual e oportunizou a integração de estudantes e servidores

Com a proposta de promover a integração de estudantes e servidores, o campus Poços de Caldas promoveu a 2ª edição da Gincana dos Alunos da UNIFAL-MG, a GiAU, no sábado (24/7), na modalidade on-line, destinada a diferentes modalidades de competição universitária.

Organizado pela comissão formada pelos professores Ana Olívia Barufi Franco de Magalhães, Carolina Del Roveri, Guilherme José Ramos Oliveira, Laos Alexandre Hirano, Renata Piacentini Rodriguez; pelos técnicos administrativos Alessandra Fanger, Paula Mari Sato, Amanda Rezende Costa Xavier, e os discentes Ana Carolina Valentim e José Lucio Zancan Junior, o evento ocorreu via Google Meet com a participação da comunidade universitária do campus na torcida e interação, pelo canal da unidade no YouTube.

“Por causa da pandemia, ingressantes de 2020/1, 2020/2 e 2021/1 não usufruíram ainda da convivência acadêmica presencial, não conheceram o campus, não entraram em salas de aula, biblioteca, RU, nem viram os laboratórios. Nas acolhidas virtuais aos calouros, foram feitas transmissões diretamente do campus como forma de os ingressantes conhecerem o espaço físico e, com isso, percebemos a necessidade de uma interação maior que a que ocorre em Classroom e grupos de trabalho no WhatsApp”, narra a técnica administrativa Paula Sato, integrante da comissão organizadora.

Segundo ela, foi preciso pensar em forma de integrar discentes de diferentes cursos e semestres de ingresso. “Como não seria possível realizar a gincana presencialmente como ocorreu em 2011, no prédio B, com corrida, dança das cadeiras, entre outras atividades, planejou-se realizar perguntas e desafios dinâmicos na modalidade virtual mesmo”, explica, acrescentando que a ideia da GiAU também oportunizou a integração na comissão organizadora, já que professores e TAEs não tiveram outros momentos de interação desde a instauração do trabalho remoto.

As equipes participantes foram formadas por até seis componentes: um calouro do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, três veteranos das Engenharias – tanto da graduação quanto da pós-graduação -, um professor e um técnico.

(Divulgação)

Os grupos inscritos como “X-Burguer Grande com Cheddar”, “Biotech”, “Surfistas de Função de Onda” e “Tekokuaba” participaram de rodada de perguntas de conhecimentos gerais; rodada de perguntas de conhecimentos específicos para cada equipe, com questões relacionadas aos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e das Engenharias; desafio dinâmico para servidores de cada equipe com atividade de imitação criativa; desafio “Na casa do GuiGui” para duplas de alunos (o primeiro discente que apareceu em tela com o objeto anunciado no desafio, pontuou para sua equipe), e votação de Miss Simpatia e Mister Simpatia pelo público do YouTube.

A GiAU 2021 também contou com participação individual no YouTube, para quem não conseguiu formar equipe e queria participar, e premiação virtual das equipes até terceiro colocado, oportunidade em que foi feito o anúncio da Miss Simpatia e Mister Simpatia da Gincana.

Após as provas descontraídas, a equipe vencedora foi Tekokuaba, do projeto coordenado pelo professor Fernando Gardim, que agradeceu aos colegas e ressaltou o treinamento prévio: “Trabalhamos incansavelmente por dois meses para esse desempenho da equipe.”

O time vice-campeão foi Biotech e contou com o professor Gunther Brucha, que afirmou engajado: “Foi por muito pouco, quase ganhamos, estou muito feliz e na próxima GiAU estaremos batalhando pela primeira posição.” A participante da equipe, a discente Tayná Tesch, concordou com a manutenção do grupo para a próxima edição. “Foi um prazer participar, deveria chamar todo mundo, eu me diverti demais.”

Em terceiro lugar, o grupo Surfistas de Função de Onda, representado pelo professor Gustavo Valdiviesso ressaltou o espírito olímpico. “Agradeço à equipe, não importa ganhar ou perder, o que importa é a diversão, foi oportunidade para se conhecer mais também”, comentou.

Falando pela equipe X-Burguer Grande com Cheddar e Mister Simpatia da edição 2021, o professor Daniel Pamplona manifestou: “Agradeço muito, a equipe se divertiu demais antes do evento em si, na próxima estarei lá.”

Destaque da prova “Na casa do Guigui” pela agilidade e repertório, a discente Mayara Pontes conquistou vários pontos para sua equipe e também o título de Miss Simpatia da GiAU.

O discente Edison Schincariol, um dos participantes das provas para público do YouTube, informou que a comissão já se prepara para organizar a próxima edição da Gincana dos Alunos da UNIFAL-MG.

Vale lembrar que a 2ª edição do GiAU contou com iniciativa da nova Direção do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e Coordenação do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e comemorou os 10 anos da realização da primeira GiAU.

As medalhas e o troféu da equipe campeã serão entregues assim que possível.

Sobre a GiAU

A primeira edição do evento ocorreu em 2011, no campus recém-inaugurado, com calouros do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência em Tecnologia, que teve como vencedora a equipe “Radicais Livres”. Um dos integrantes da época foi o professor Karl Acerbi, então aluno ingressante. “Em 2011, participei da primeira GiAU realizada na UNIFAL-MG e nossa equipe foi a campeã. O campus era muito recente, ainda era uma época de adaptação e de muito improviso, e tudo era novidade”, relembra.

De acordo com Karl Acerbi, a ideia da gincana foi proposta para unir e divertir as turmas em um momento complicado, em meio à mudança e greve naquele período, o que deu muito certo. “As equipes foram formadas com base nas turmas e repúblicas da época, todo mundo se conhecia e isso deixou a disputa mais acirrada. Tiveram muitas provas de conhecimento, força, habilidade, criatividade, trabalho em grupo e que incentivaram o desenvolvimento de uma turma de engenheiros em outras áreas, como teatro e comédia. Demos muitas risadas e pudemos conhecer outros lados das pessoas que achávamos que conhecíamos bem, e, por fim, apesar da premiação, todos ganhamos”, afirma.