Professor da UNIFAL-MG comenta expectativas sobre a pandemia conforme avanço da vacinação

O professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou, no dia 7/8, do Jornal da EPTV 1ª Edição. Na oportunidade, o epidemiologista falou das expectativas sobre a pandemia diante do avanço da vacinação e mencionou casos em que é necessário espera para tomar dose de imunizante.

“Pessoas que estejam com estado febril, especialmente febre acima de 37 °C, 37,5 °C, e pessoas que tenham doenças crônicas no período em que a doença piorou, é necessário falar com o profissional de saúde e aguardar a melhora do caso. No caso de pessoas que tiveram Covid-19, elas devem esperar pelo menos um mês para se vacinar. Agora, tem que se vacinar sim”, disse.

De acordo com o docente, observava-se uma redução de mortes nos grupos mais vulneráveis e, embora ainda um pouco longe do ideal de cobertura total de população, já se começa a sentir, agora, que a vacina, como esperado, consegue deter casos. “Queremos resolver logo. Se a gente pega a situação do sul de Minas hoje, no ritmo que vem diminuindo os casos nas últimas três semanas, a gente projetaria que a gente voltaria a ter a situação do início da pandemia em 6 meses, só que o sul de Minas não é o mundo isolado”, completou.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9749734/