Em jornais da região, professor da UNIFAL-MG fala sobre histórica crise hídrica e aumento na conta de energia elétrica

A elevação no valor da conta de luz e a crise da matriz energética brasileira foram destaque, nos dias 1° e 2/9, na mídia da região. A fim de comentar o assunto, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, foi entrevistado pelo jornal da EPTV 2ª Edição e pelo Bom Dia Cidade. 

Nas participações, o docente falou sobre os reflexos da variação no preço da energia para outros produtos e setores. “Esse aumento da energia vai provocar um aumento de toda a produção fabril e também de toda a produção que utiliza energia elétrica. Isso vai sendo repassado pelo preço de todos. Em cadeia, significa que o consumidor não vai sentir apenas esse aumento que ocorreu na conta de energia elétrica, mas também nos outros preços, que vão precisar ser reajustados”, disse ao jornal da EPTV.

Em participação ao vivo no Bom Dia Cidade, o professor Fernando Pereira destacou a histórica crise hídrica atual. “É um problema muito grave que representa, na verdade, uma crise em toda a nossa matriz energética, que depende da produção da usina hidrelétrica. O resultado é que, para compensar isso, a gente está tendo que usar das chamadas usinas termelétricas, que, além de mais caras, tem uma produção que polui mais. É mais inadequada para o meio ambiente”, explicou.

Confira as participações abaixo:

EPTV 2ª Edição

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9821494/

Bom Dia Cidade

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9822586/