“Jornal UNIFAL-MG” é o novo portal de notícias da Universidade; página reúne em um só lugar informações jornalísticas para facilitar o acesso e a participação da comunidade universitária na produção de conteúdo

Todo o conteúdo noticioso produzido e divulgado pela equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) agora ficará disponibilizado em um portal de notícias da Universidade, o “Jornal UNIFAL-MG”: www.unifal-mg.edu.br/portal/jornal-unifal-mg. A nova página está vinculada ao Portal da UNIFAL-MG e organiza as informações jornalísticas por tipo de conteúdo, o que facilitará o acesso da comunidade universitária.

Segundo o diretor de Comunicação Social, Ivanei Salgado, a necessidade de disponibilizar o conteúdo em uma página específica foi observada pela equipe após relatos de dificuldades da comunidade em acessar determinadas categorias de assuntos. De acordo com ele, como o Portal da UNIFAL-MG é o principal canal de acesso dos cidadãos interessados nos serviços e nos cursos oferecidos pela Instituição, o espaço para o conteúdo a ser publicado com destaque fica limitado.

“Para atender as demandas da comunidade universitária, temos procurado organizar o conteúdo em categorias específicas, para não ocupar somente o espaço destinado à divulgação de notícias do Portal da UNIFAL-MG, uma vez que o site apresenta outras informações de interesse comum da sociedade”, conta. “No entanto, essas categorias não ficam com atalhos visíveis na página principal e os próprios colaboradores de conteúdo relatavam dificuldades para encontrar a publicação”, esclarece.

Na tentativa de solucionar o problema, a equipe estudou a forma como o conteúdo noticioso é disponibilizado nos sites de outras universidades e com o apoio do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) decidiu criar uma página, utilizando recursos da plataforma de gestão de conteúdo digital WordPress.

“Com a reorganização, o direcionamento para as páginas exclusivas das categorias passa a ficar disponível em um mesmo lugar, por onde é possível visualizar e acessar rapidamente as últimas publicações feitas em cada uma das categorias”, relata a jornalista Ana Carolina Araújo.

De acordo com a jornalista, a segmentação do conteúdo e a disponibilização em uma mesma página orientam melhor a comunidade universitária onde localizar o conteúdo específico daquele tema. “Criamos, por exemplo, uma página específica reunindo os podcasts; outra para os artigos produzidos por pesquisadores; outra reunindo reportagens sobre a UNIFAL-MG na mídia; outra para notícias de livros de autores da Universidade; outra para os eventos já ocorridos e tudo isso pode ser acessado facilmente por meio do Jornal UNIFAL-MG sem que o leitor precise percorrer o portal para encontrar ou realizar uma busca por palavra-chave”, detalha Ana Carolina Araújo.

Conforme o diretor de comunicação social, a criação da página para o conteúdo noticioso contempla a concepção de um jornal não apenas pela organização das informações noticiosas, mas também pela possibilidade de criar editorias. “O jornal abre inúmeras possibilidades de valorizarmos a produção da comunidade”, afirma Ivanei Salgado.

“No canal, podemos trabalhar as notícias por editorias como Ciência e Tecnologia, Saúde, Cultura, Comunidade, além de produzir séries de reportagens especiais e criar colunas de opinião”, acrescenta, revelando que no próprio lançamento já é possível prestigiar novidades, como uma entrevista com pesquisadoras da Universidade e o quadro “UNIFAL-MG Indica” com dicas de filmes, livros e outras intervenções culturais para a comunidade universitária.

Além da organização do conteúdo, o Jornal UNIFAL-MG também facilita o acesso da comunidade universitária ao formulário de solicitação de publicação de matéria ou de evento, bem como o acesso à newsletter UNIFAL-MG Informa e a outros canais de comunicação.

O Portal da UNIFAL-MG continuará divulgando as notícias de interesse público no espaço de destaque.

Acesse o Jornal UNIFAL-MG!