Economista da UNIFAL-MG participa de reportagem sobre dados de endividamento no estado de Minas Gerais

Em participação no Jornal da EPTV 2ª Edição do dia 13/9, o professor de economia Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UNIFAL-MG), comentou números do endividamento em Minas Gerais. No estado, a taxa de pessoas com dívidas se aproxima dos 85%.

Na oportunidade, o docente falou sobre juros aplicados nos diversos formatos de crédito oferecidos aos clientes, dentre os quais o cartão de crédito se mostra o maior vilão, com juros médio de 370% ao ano. “Não faz sentido pegar um empréstimo de mil reais e ao final do ano ter que pagar, só em juros, um montante equivalente a três ou quatro vezes maior”, comentou o docente.

Segundo ele, no caso de dívidas, a sugestão é tentar a renegociação com o banco ou o emprestador. “Além disso, então, o que a pessoa deve fazer é buscar formas de dívida mais barata, com a taxa de juros menor, seja o crédito consignado, seja crédito setorial. Para algumas profissões você tem formas de crédito muito mais baratas”, sugere o professor Fernando Pereira.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9855050/