:: Boletim Epidemiológico N° 39 – 13/09/2021 – Situação epidêmica de Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O boletim nº 39 aponta que a pandemia atrasou a assistência à saúde. De acordo com a análise dos pesquisadores, no Sul de Minas, de 2019 para 2020 houve redução de 47% nos procedimentos hospitalares eletivos que demandam internação. Foram feitos 1.186 procedimentos eletivos a menos por mês, a maioria (95%) procedimentos cirúrgicos, ou 1.128 cirurgias eletivas a menos por mês (-49%). No período, houve redução de 61% nos procedimentos diagnósticos e de 21% nos procedimentos clínicos. Situação pior em 2021, de janeiro a julho, houve redução de 61% nos procedimentos eletivos (1.540 a menos por mês), de 73% nos procedimentos diagnósticos, 66% nas cirurgias e de 1% nos procedimentos clínicos. Do total de procedimentos reduzidos, 99% foram de procedimentos cirúrgicos. Realizadas mensalmente 1.527 cirurgias eletivas a menos do que em 2019. Menos 10 transplantes em 2020 e menos 5 em 2021. Esse quadro predispõe a população ao agravamento de situações tratáveis e aumenta o risco de mortes e contribuirá para o excesso de mortalidade de curto e médio prazo.

Impacto da vacinação sobre a mortalidade por Covid-19 em Minas Gerais: considerando a taxa de mortalidade diária média por Covid-19 no mês, em janeiro deste ano, o risco de morte de um idoso em MG era 137 vezes maior do que entre os de 20 a 29 e 47 vezes maior em relação aos de 30 a 39. Aqueles com 80 anos ou mais, tinham um risco de morte pela doença 369 vezes maior que o daqueles de 20 a 29 anos e 127 vezes maior em relação aos de 30 a 39. Em agosto, os idosos passaram a ter esse risco 46 e 12 vezes maior, respectivamente, do que o dos de 20 a 29 e 30 a 39 anos. Um avanço somente possível pela vacinação. De janeiro a agosto, entre os idosos o risco de morte diminuiu 60%. Com o início da vacinação no fim de janeiro e a cobertura vacinal completa dos de 80 anos ou mais, de março para abril começou a diminuição na taxa de mortalidade dessa população. De abril a maio, começou a diminuição da mortalidade entre todos os idosos. Nesse período, a queda na mortalidade também foi observada em todas as outras idades, possivelmente pelo efeito da onda roxa, implantada em meados de março. De maio para junho, exceto entre os de 60 a 79 anos, a mortalidade voltou a crescer, provavelmente pelo relaxamento da onda roxa. Desde julho observamos a redução na mortalidade em todas as idades.

Situação epidêmica da Covid-19 em Minas Gerais: o estado iniciou a semana (dia 13/09) mantendo a queda na tendência de novos casos. A média diária da incidência na semana ficou em 2.273, abaixo do registrado em 26 de novembro último. A queda na tendência de novos óbitos se manteve, com uma média móvel de 54, abaixo de 30 de dezembro passado. O estado, contudo, manteve tendência de crescimento nas internações. Resultado que deve ser visto com cautela devido a correções no registro de internações recentemente.

Taxa de incidência diária continua diminuindo na região sul e no estado: o Sul de Minas Gerais e o estado continuam com decrescentes taxas de incidência diária média na semana. Da penúltima para a última semana epidemiológica, apenas as regiões Centro e Oeste apresentaram aumento nesse indicador. O aumento de 156% registrado na região Centro, determinou o aumento também no estado. Muito provavelmente devido ao avanço da variante delta.

Situação no sul de Minas Gerais: a média diária da incidência na semana no sul mineiro registrou 278, valor menor do que o de 3 de dezembro de 2020. A região apresentou tendência de queda em novos casos, mas as regionais de Alfenas e Varginha foram de queda para estabilidade. Em novas internações, também para a região Sul, é preciso aguardar os próximos dias para uma melhor conclusão sobre a tendência, dado o ajuste feito que gerou valores absolutos negativos. Em novos óbitos continuou a tendência de queda, puxada pela situação da regional de Pouso Alegre. A regional de Alfenas apresentou crescimento e as regionais de Passos e Varginha de estabilidade. A região manteve em 8 a média diária de novos óbitos.

Situação nos municípios mais populosos sul-mineiros: predominância da tendência de queda em novos casos. Apenas Lavras oscilou de queda para crescimento e Três Corações apresentou estabilidade. Em novas internações a maioria não apresentou queda na tendência. Com diminuição em Pouso Alegre, Varginha, Lavras e Três Corações; crescimento em Poços de Caldas, Alfenas e estabilidade em Passos, Itajubá, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas. Em novos óbitos, apenas Três Pontas oscilou a tendência de queda para crescimento, com os demais em queda ou estabilidade. Acesse na íntegra