Professor da UNIFAL-MG fala sobre pagamentos por PIX e destaca dicas para evitar golpes em transações financeiras

No dia 21/9, o professor Hélio Lemes Costa Júnior, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, participou do jornal da EPTV 1ª Edição para falar sobre golpes em pagamentos feitos pelo PIX. De acordo com o docente, a ferramenta simplificou a atividade de pagamento e transações financeiras.

“O golpe pode ser aplicado em qualquer hora do dia ou da noite, nos finais de semana, nos feriados, 24 horas por dia, então isso, de certa forma, atraiu a atenção, porque ficou mais fácil e menos possível de rastrear quem faz esse tipo de golpe”, explicou.

A dica, segundo o pesquisador em Inovação e Tecnologia, é manter a atenção quando o assunto é dinheiro. “As três dicas do Banco Central para evitar o golpe maior são: reduzir o limite do PIX, porque não é fácil mudar depois, demora 24 horas para você aumentar o limite, então você reduz para um valor que não seja muito arriscado, e, se precisar fazer uma transação grande, você avisa com antecedência. A outra é você sempre que for passar por uma situação dessa, imediatamente entrar em contato com o banco, e terceira: fazer o boletim de ocorrência”, completou.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9878017/