Estudo semanal da UNIFAL-MG indica que setembro registrou o menor número de mortes em Minas Gerais desde maio de 2020

O mês de setembro teve o menor registro de mortes por Covid-19 no estado de Minas Gerais, com 884 registros, conforme estudo da UNIFAL-MG. Desde maio de 2020, as taxas não permaneciam abaixo de mil óbitos. A pesquisa foi citada no Jornal Estado de Minas e no portal Equipe Positiva, em matérias divulgadas no dia 7/10.

De acordo com o professor coordenador do estudo, Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, a vacinação é a principal influência na baixa desses números. “A delta, entre nós, parece que não fará o mesmo estrago que provocou em Israel e países da Europa. Uma hipótese é que aqui nossa população já tinha sido muito contagiada pela gama e foi produzida uma imunidade cruzada. Quer dizer, quem foi infectado pela gama criou anticorpos que também serviram contra a delta”, esclarece o professor.

A taxa de mortalidade a cada 100 mil habitantes é outro número importante para a pesquisa. Em geral, desde o começo da pandemia, a Covid-19 matou 256 pessoas a cada 100 mil em Minas – no mês de setembro de 2021, esse número diminuiu, e passou para quatro mortes a cada 100 mil pessoas. Em maio de 2020, o registro foi de 305 óbitos e em junho, 1032.

No portal Equipe Positiva, a matéria destacou a situação atual da pandemia em Três Pontas.

Confira as matérias completas nos links abaixo:

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/10/07/interna_gerais,1312020/covid-setembro-registrou-menor-numero-de-mortes-em-mg-desde-maio-de-2020.shtml e https://www.equipepositiva.com/situacao-atual-em-tres-pontas-e-um-balanco-geral-da-pandemia-da-covid-19/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG