UNIFAL-MG lamenta falecimento do professor Robson Santos de Carvalho, do ICHL

A comunidade acadêmica e administrativa da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, por meio da Reitoria e do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), lamenta, profundamente, o falecimento do servidor Robson Santos de Carvalho, professor do ICHL, na tarde dessa quinta-feira, 21/10, na cidade de Ubatuba/SP.

Doutor em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Estudos Linguísticos e graduado em Letras pela mesma universidade, o professor Robson de Carvalho tinha 54 anos e dedicou 10 anos de sua carreira à UNIFAL-MG. Atualmente, era o coordenador do curso de Letras-Português Letras – Português e Literaturas da Língua Portuguesa.

Em sua carreira profissional, o professor Robson foi coordenador de área do PIBID/Letras-Português, no período de 2012 a 2021. Foi membro titular da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógica da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB/INEP). Também, participou do Programa Nacional do Livro e do Material Didático como coordenador-adjunto do segmento “Anos iniciais do Ensino Fundamental”, em 2019; como coordenador pedagógico da linha temática “Anos finais do Ensino Fundamental”, em 2020; e como coordenador pedagógico da área “Obras de Projetos Integradores e Obras de LP para o Novo Ensino Médio”, em 2021.

No ano passado, o professor Robson de Carvalho ministrou o curso “Ensinar a Ler, Aprender a Avaliar” pela Parábola Editorial, abordando os conteúdos do livro homônimo, publicado em 2018. O livro e o curso online tiveram grande repercussão entre os educadores e na imprensa regional.

A UNIFAL-MG se solidariza e manifesta o mais profundo pesar, neste momento de dor, à senhora Cleuza Lopes Santos de Carvalho, esposa do professor Robson, aos filhos Augusto e Caio, a todos familiares e, também, aos amigos, colegas de trabalho, alunos e ex-alunos.

O sepultamento do professor Robson de Carvalho será em Belo Horizonte, no sábado (23/10), às 10h, no Cemitério Parque da Colina, na capital mineira.

A UNIFAL-MG, por meio da Portaria 1665/2021,  decretou Luto Oficial por três dias.

Veja a Nota de Pesar assinada.