Comissão Eleitoral divulga informações, procedimentos e tutorais sobre a votação para escolha de reitor ou reitora da UNIFAL-MG; votação online acontece na próxima segunda-feira, 25/10, das 7h às 23h

Depois de pouco mais de um mês de campanhas de divulgação dos três candidatos e dois debates, a comunidade universitária vai às urnas para a escolha da Reitoria da UNIFAL-MG, para o período de 2022-2025. A votação em primeiro turno será na segunda-feira, 25/10, das 7h às 23h por meio de plataforma online.  Para contribuir com o processo de votação, a Comissão Eleitoral elaborou tutorial de votação e uma página com perguntas frequentes.

Uma das dúvidas recorrentes é sobre quem pode votar. De acordo com a Comissão, todos os servidores efetivos, com exceção dos professores substitutos e visitantes, e todos os discentes de graduação e pós-graduação podem votar. Os afastamentos e licenças, como férias, tratamento de saúde, capacitação e qualificação não impedem o direito de votar na consulta à comunidade.

Outra novidade no processo de consulta à comunidade deste ano é a forma de votação. Devido à necessidade de afastamento social por conta da pandemia de covid-19, a UNIFAL-MG adotou a votação online para as eleições internas por meio do Helios Voting. Conforme a professora Maria Clara Pivato Biajoli, presidente da Comissão Eleitoral Geral, o sistema garante o sigilo do voto, computa apenas um voto por CPF e permite auditoria.

“A grande vantagem de adotarmos um sistema de votação eletrônico é que ele permite que todas as pessoas participem da consulta na segurança de suas casas”, disse a docente. Em complemento, ela ressalta que muitas universidades brasileiras já utilizam a ferramenta, como USP, Unicamp, UFMG, UFSC, UFSCar entre outras.  Em nível internacional, a Universidade de Harvard (EUA), Universidade de Princeton (EUA) e Universidade Católica de Leuven (Bélgica) também utilizam o Helios Voting.

Além das instituições de ensino, outros órgãos utilizam o sistema, entre eles, a Defensoria Pública da União, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais,  o Ministério Público Estadual de Santa Catarina, a Associação Catarinense do Ministério Público, a Procuradoria-Geral de Justiça, o Ministério Público Federal, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC).

Para votar, o servidor e o estudante deve utilizar o login e senha recebidos pelo e-mail institucional. Esses dados estão associados ao CPF dos votantes, portanto, mesmo com o sistema permitindo a submissão de vários votos no dia da votação, apenas o último voto enviado será computado.  “A apuração será automática, feita pelo sistema eletrônico de votação. Depois a Comissão Eleitoral irá calcular as porcentagens de cada candidato(a) baseada na fórmula de pesos divulgada no Edital 09/2021”, destaca a Comissão Eleitoral Geral. O resultado será divulgado no dia 26/10, na página da Comissão.

Consulta à Comunidade não é vinculada à formação da lista tríplice do Consuni

O Artigo 2º da Resolução 21/2021, do Conselho Universitário (Consuni), confirma a não vinculação do resultado da Consulta à Comunidade para a formação da lista tríplice a ser enviada à Presidência da República, para nomeação do Reitor ou da Reitora. Essa lista, composta por três nomes, é elaborada em conformidade com a Resolução 22/2021, do Consuni.

Diante da não vinculação, outros docentes da UNIFAL-MG, além dos candidatos participantes da Consulta à Comunidade, podem se inscrever no Consuni para composição da lista. Os três mais votados pelos conselheiros, em posição definida pela quantidade de votos, compõem a lista e, conforme Lei 9.192/1995 e Decreto 1.916/1996não há obrigatoriedade da nomeação do primeiro nome da lista pelo Presidente da República.

Outras informações sobre o processo de Consulta à Comunidade:

Tutorial: Como votar usando o sistema de votação eletrônica

Consulta à Comunidade: Perguntas Frequentes

Lista de votantes: discentes

Lista de votantes: docentes

Lista de votantes: técnico-administrativos (TAE’s)

Edital 09/2021: Processo de Consulta à Comunidade para a escolha de Reitor(a) da UNIFAL-MG

Candidatos: Planos de Gestão e outros documentos

Leia mais sobre a Consulta à Comunidade em:
Comissão Eleitoral e membros do Consuni esclarecem o Processo de Consulta à Comunidade para reitor ou reitora da UNIFAL-MG e formação de lista tríplice; a entrevista na íntegra está disponível no Jornal UNIFAL-MG
Entrevista: Comissão Eleitoral e membros do Consuni esclarecem o Processo de Consulta à Comunidade para reitor ou reitora da UNIFAL-MG
Comissão Eleitoral divulga os inscritos no Processo de Consulta à Comunidade para escolha de reitor ou reitora da UNIFAL-MG, para a gestão 2022-2025; 1º turno da consulta será realizado no dia 25/10