Docente da UNIFAL-MG comenta o aumento da gasolina em reportagem do jornal da EPTV

A greve das transportadoras de combustíveis e derivados de petróleos do estado de Minas Gerais e o aumento do preço da gasolina, foram temas de reportagem no Jornal da EPTV do dia 22/10. Para explicar como essa greve pode afetar ainda mais no preço da gasolina, que em alguns postos do Sul de Minas já chegam a R$6,99, o docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, Fernando Batista Pereira,  comentou a situação na 1ª e 2ª Edição do jornal.

Nas participações, o professor falou sobre a escalada de preços ao longo de 2021 e os fatores que influenciam nestes aumentos.  “Desde 2016, a Petrobras está adotando uma medida de controle nos seus preços que obedece ao preço do petróleo no mercado internacional. Embora o Brasil seja um grande produtor de petróleo, a Petrobras decidiu acompanhar a flutuação deste preço no mercado internacional. E este preço, quando convertido para moeda nacional, ele é influenciado por dois fatores: […] o preço do barril que é afixado em dólar e a taxa de cambio”, explicou em entrevista ao vivo no jornal da EPTV 1ª edição.

Em reportagem do jornal da EPTV 2ª edição, o professor Fernando Pereira falou da dificuldade de melhora desta realidade. “Temos que pensar no mercado cambial, como vai ficar o real em relação ao dólar. Neste momento atual, […] está ocorrendo uma desvalorização muito grande devido à instabilidade econômica e política. E se esta instabilidade permanecer e o mercado cambial reagir desvalorizando ainda mais a moeda Nacional, este preço vai continuar aumentando”, enfatizou.

Confira as participações completas abaixo:

Jornal da EPTV 1ª edição

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9972112/

 

Jornal da EPTV 2ª edição

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9973808/